Notícias do Novo Tílias News

Maquete do prédio do Centro de Inovação de Joaçaba será apresentada na segunda-feira

Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe 
(Inovale) envolverá 14 municípios da região

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, estará em Joaçaba, na segunda-feira, 17, para a entrega da maquete representativa do edifício sede do Centro de Inovação (CI) de Joaçaba. O ato está marcado para as 15h, no Auditório Jurídico da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

O Centro de Inovação de Joaçaba será construído em uma área de aproximadamente 10,5 mil metros quadrados, doada pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (mantenedora da Unoesc). O prédio terá 2.200 m2 e exigirá investimento de cerca de R$ 5,2 milhões. Os recursos serão disponibilizados por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), via Fundo Pró-Emprego. A obra é prevista para iniciar ainda no primeiro semestre de 2014.

O convênio para a implantação do CI, assinado no mês de dezembro, em Florianópolis, é entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional e a prefeitura, sendo a SDS a interveniente. A Unoesc e a Fundação Centro Tecnológico de Produção Industrial (Cetepi) farão a gestão das atividades do Centro, que pode abrigar incubadoras de tecnologia, laboratórios de pesquisa, treinamentos, educação profissionalizante ou qualquer outra iniciativa de inovação e tecnologia.

O Centro de Inovação de Joaçaba sediará e integrará as ações do Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe (Inovale), que envolve os 14 municípios da área de abrangência da SDR e da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc). O Inovale foi construído a partir de um projeto de pesquisa desenvolvido na Unoesc com a parceria do Governo do Estado, por meio da SDR, e com o apoio de diversas entidades que têm atuação na região.

Saiba mais

O projeto dos Centros de Inovação integra a Rede Catarinense de Inovação e será viabilizado por meio do Pacto por Santa Catarina. Além de Joaçaba, serão contemplados os municípios de Florianópolis, Blumenau, Joinville, Chapecó, Criciúma, Itajaí, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Tubarão e Lages.

Entre os objetivos do projeto, destaca-se a consolidação do Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação; o fortalecimento da comunicação entre as instituições participantes; a intensificação da pesquisa científica e tecnológica, além da cultura do empreendedorismo em cada região; e a geração de novos negócios pautados na vocação de cada município.


Fonte: Mayelle Hall