Notícias do Novo Tílias News

Luzerna: Prefeitura viabilizará infraestrutura nos locais contemplados pela nova área urbana

A lei que aprova o aumento do perímetro 
urbano de Luzerna foi assinada oficialmente 
na quarta-feira, dia 26 de fevereiro.

Após sancionar a Lei nº 009/14 de 07 de fevereiro de 2014 que autoriza expansão da área urbana do município, que passou de 4 km² para 15 km², aprovada pela Câmara de 
Vereadores no dia 10 de fevereiro. O prefeito Moisés Diersmann quer realizar um estudo para viabilizar melhorias de infraestrutura em estradas que antes eram conhecidas como interior e passaram a partir da publicação no Diário Oficial, que aconteceu na quinta-feira (27), como áreas urbanas. “A lei começou a valer já na semana passada. Nós chamamos as entidades que tem ligação direta com essa questão da área urbana, principalmente aqueles que realizam programas governamentais como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além de responsáveis pelo cartório, Simae e vereadores, onde a partir de agora Luzerna para a tarde uma área urbana maior”, declarou o prefeito.

Nos próximos meses engenheiros que compõe a assessoria de Planejamento, que está vinculada a Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Luzerna, vai realizar diversos estudos para pavimentar ruas, trazer saneamento básico e melhorar acessos que antes compunham as comunidades do interior. “A partir de agora devemos fazer uma nova concepção do Plano Diretor. Vamos fazer isso com toda a comunidade. Mais ainda não há previsão desse plano ser modificado”, disse o prefeito. “Vamos fazer parcerias com as universidades, por que esses alunos que cursam Engenharia Civil podem dar um auxílio muito grande para trabalhar como devem ficar as áreas de zoneamento. Por exemplo: uma área pode ser melhor para a implantação de dutos, outra para loteamento residencial e áreas institucionais. Mas tudo será feito com um passo de cada vez”, divulgou Moisés Diersmann.

Uma das primeiras ações será mapear as estradas do interior, que passaram a ser urbanas, para que esses acessos passem a ser conhecidos e identificados como ruas da cidade. Esses processos ainda precisam de aprovação pela Câmara de Vereadores. “Temos que legalizar essas estradas. O legislativo deverá nominar essas ruas e assim que tivermos essas primeiras indicações - onde não há problema, por muitas vezes essas ruas só foram abertas, não houve uma desapropriação feita no passado pelo poder público. Ainda temos todo um trabalho de legalização para ser cumprido. Com as ruas teremos que seguir os mesmos procedimentos de qualquer imóvel. Essa ampliação busca o desenvolvimento do município”, explicou Moisés Diersmann.

Ainda de acordo com o prefeito a ampliação da área urbana deverá trazer novos investimentos para o município. “Esse ano será pautado pela organização definitiva dessa área urbana. Devemos organizar, registrar e estar com ela oficializada, para que depois possamos buscar financiamentos para desenvolver a cidade e quem vive nela. É um trabalho em conjunto que precisa ser feito a partir de agora. É um processo vai demandar de várias entidades como Celesc, por exemplo, trabalhando e fazendo seus planejamentos”, finalizou.   


Foto: Divulgação/Prefeitura de Luzerna
Fonte: Giuliano Pedroso - Jornal Diário do Vale