Notícias do Novo Tílias News

Luzerna: Instituto Tênis Futuro difunde modalidade para cerca de 60 alunos

A entidade busca ser reconhecida como de utilidade pública municipal, para ter a garantia de recursos 
para manter suas atividades.

Há cerca de dois anos os professores Douglas Santos e Marcio Groli, implantaram o projeto Instituto Tênis Futuro no meio-oeste. A entidade só foi fundada no dia 13 de fevereiro deste ano, 
portanto, ainda é cedo para apontar resultados concretos. Mas, muitas das crianças e jovens do projeto estão jogando um tênis de bom nível. “Eles melhoraram o rendimento escolar, apresentam melhores modos e conhecem novas pessoas, lugares e culturas, o que os afasta da ociosidade e das drogas. E alguns já sonham em ser futuros professores de tênis”, explica Douglas Santos que é presidente da entidade, que busca ser reconhecida como de utilidade pública municipal, para ter a garantia de recursos para manter suas atividades.

“O Instituto Tênis Futuro surge para organizar, difundir e incentivar a prática desportiva do Tênis de Campo, categorias de base infanto- juvenil e profissional”, salienta Douglas. “Queremos melhorar e aprimorar a prática desportiva da modalidade, no seio do Instituto, por todos os meios ao seu alcance, suas condições técnicas, morais e materiais”.

O Instituto Tênis Futuro trabalha com aproximadamente 60 crianças, entre cinco a 10 anos em categorias de base com idades. Os treinamentos acontecem no Clube Paineiras em Luzerna e são feitos pelo professor Márcio Broli, de São Miguel do Oeste.

Atletas luzernenses participaram nos dias 21 a 23 de março em Concórdiada 1° Etapa do Circuito Oeste de Tênis (COT). Evento que contou com a participação de 104 atletas de cinco estados brasileiros, e de quatro atletas profissionais, tendo a participação de Thales Turini 317 do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). E os atletas luzernenses Diogo Pegoraro sagrou-se campeão da categoria 12 anos e João Galvan foi finalista da categoria 10 anos.

Segundo dos treinadores do Instituto Tênis Futuro os atletas mostraram que o objetivo proposto pelo instituto de trabalhar com a iniciação desportiva já vem dando resultados positivos nesses primeiros meses de trabalho. Agora a equipe do Instituto trabalha para uma competição que conta pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

A intenção dos professores é participar das seis etapas do COT e sediar uma etapa em Luzerna, que pode acontecer no segundo semestre deste ano.

Agora os atletas estão se preparando para uma competição que acontece nos dias 04, 05 e 06 de abril em Carazinho, no estado vizinho, Rio Grande do Sul. O torneio vale pontos para o ranking brasileiro e oito atletas de Luzerna participarão.

Confira a lista de campeões e finalistas do COT:


1° Classe masculino:

CAMPEÃO- Thales Turini (Florianópolis-SC)

FINALISTA- Idio Escobar (São José dos Campos-SP)


2° Classe Masculino:

CAMPEÃO- André Luz- Carazinho-SC

FINALISTA- Luiz Falavigna (São Miguel do Oeste-SC)


3° Classe Masculino:

CAMPEÃO- Vinicius Jaspper- (Curitiba-PR)

FINALISTA- Gustavo Kerber- (Concórdia-SC)


4° Classe Masculino:

CAMPEÃO- Anderson Gheller (Chapecó-SC)

FINALISTA- Tarcísio Beccari (Chapecó-SC)


Duplas acima de 45 anos:

CAMPEÕES- Kerber/Martins (Concórdia/Porto União-SC)

FINALISTAS- Valenti/Claudio (Concórdia-SC)



1° Classe Femenino:

CAMPEÃ- Carmene Dotto (Carazinho-RS)

FINALISTA- Tiffani Gomes (Pato Branco-PR)


2° Classe Femenino:

CAMPEÃ- Tatiane Caum (Videira-SC)

FINALISTA Julia Grigolo (Concórdia-SC)


TENNIS'10 (CATEGORIA 10 ANOS)

CAMPEÃO- João Vitor Toffoli (São Miguel do Oeste-SC)

FINALISTA- João Galvan (Luzerna-SC)

Categoria 12 Anos

CAMPEÃO- Diogo Pegoraro (Luzerna-SC)

FINALISTA- João Grigolo (Concórdia-SC)

Fonte: Paula Patussi - Jornal Diário do Vale