Notícias do Novo Tílias News

Joaçabense aprovada na renomada Universidade de Harvard já iniciou estudos

Thelleen Balestrin se prepara 
para embarcar em abril aos EUA

A joaçabense Thelleen Balestrin, 29 anos, aprovada em dezembro do ano passado em uma das mais conceituadas universidades do mundo, a de Harvard, localizada em Massachusetts, Estados Unidos se prepara para embarcar em abril para aulas presenciais da instituição. Desde o dia 29 
de janeiro ela pratica estudos online através de web-conferência. Thelleen está matriculada no curso de Administração com enfoque específico em Gerenciamento Financeiro. A joaçabense é dona de um currículo respeitado. Formada em Direito, pós-graduada na área de Direito do Trabalho, fez escola da Magistratura e possui especialização em Direito Público e Privado e na área da Administração e está concluindo MBA em Controladoria e Custos. Ela também fará um curso na área do Direito em Harvard no final deste ano.

   Em contato com a Rádio Catarinense, ela explica que primeiramente é necessário passar pelo exame TOEFL - exame internacional dos mais procurados por aqueles que pretendem ingressar em universidades de países de língua inglesa - com uma determinada pontuação. Em seguida ela foi submetida a um teste interno – via online – e ainda teve que responder perguntas para ajudar na qualificação. Thelleen destaca que o fator determinante da aprovação foi o fato dela ter morado nos EUA e estudado em uma escola americana. Ela morou no Estado do Texas, onde também estudei por um ano durante intercâmbio. “Como possuía notas excelentes utilizei como documentação na parte de qualificação o fato de ter morado e estudado nos EUA”, reitera. Ela completa que nunca parou de estudar a língua inglesa desde que voltou a Joaçaba. “Fiz oito anos e meio de curso de inglês antes de ir e quando voltei continuei me atualizando e estudando em escolas de idiomas”.

   Para o curso de Direito ela irá ao exterior somente no final do ano para se adaptar com a rotina diária do curso. Por enquanto as aulas de Thelleen são semi-presenciais e por live-stream sections (que são com horas marcadas em um ambiente virtual conectado a todos os alunos do mundo). “Mas a cada três meses terei que me fazer presente [nos EUA] para provas, trabalhos e diretrizes do trabalho a serem desenvolvidos no período que estamos fora do Campus”, detalha.

   Thelleen tem como sponsor, ou seja, um padrinho que todo aluno estrangeiro precisa, o ex-fuzileiro joaçabense Alexandre Danielli. “O Alexandre sempre foi um grande incentivador. Anteriormente já havia surgido a oportunidade, mas como ainda não tinha terminado a graduação achei que não era o momento mais adequado. Foi ele quem me incentivou novamente a tentar Harvard, por isso indiquei como um sponsor e um proctor (espécie de supervisor) dentro da universidade de Harvard”, enaltece.

   Thelleen complementa que Alexandre Danielli é quem será “os olhos de Harvard aqui no Brasil enquanto estiver fora do Campus, por isso a pessoa tem que possuir um currículo ilibado, caso contrário, seria necessário ter que ir uma vez ao mês ao Campus ou teria que achar uma escola, provavelmente de Joaçaba, com a aceitação deles [Harvard] para poder supervisionar, mas tentei inscrevê-lo e deu certo”. Em abril Thelleen ficará 20 dias nos EUA. “Em cima desses estudos, agora em abril começaremos a desenvolver um trabalho a longo prazo a ser entregue no final do curso”, finaliza.


Fonte: Rádio Catarinense