Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Udesc tem previsão para iniciar aulas em agosto deste ano

O primeiro vestibular deve acontecer no mês de abril para dois cursos, com aulas nas modalidades à distância e presencial.

A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) inicia as atividades em agosto, conforme Ricardo Grando, Secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba. 
A confirmação aconteceu após uma vistoria que foi realizada na semana passada por um inspetor do Mistério da Educação (MEC), na unidade que fica no bairro Flor da Serra, prédio onde funcionava a Escola Estadual Iraí Zílio. O secretário de Desenvolvimento Regional, Ricardo Grando, espera que até o final do mês de março, relatório já esteja finalizado.  

            De acordo com Grando, na semana passada, durante a vistoria também se discutiu os trâmites burocráticos para início das atividades e está projetada para o mês de abril a realização do primeiro vestibular da unidade da Udesc. “Tivemos a avaliação positiva das instalações do prédio. Será formalizado nos próximos dias o relatório dessa vistoria que depois será analisado por uma banca. Essa banca em ultima instancia que autoriza a instalação do campus. Esse formalismo foi superado. Temos a expectativa que até o final do mês nós tenhamos a autorização definitiva para abertura do campus. Essa vistoria avalia toda a questão burocrática, que a gente disponibilizou os equipamentos necessários, pessoal, se a formatação do curso corresponde as exigências do Ministério da Educação. Segundo o auditor o prazo médio, são 15 dias”, explicou o secretário.

            Os cursos oferecidos inicialmente serão Pedagogia e Administração Pública, em aulas mistas com etapas à distância e presenciais. Também nos próximos semestres serão oferecidos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e da Universidade Aberta do Brasil. Está previsto para o polo da Udesc, no município de 100 vagas para o curso de Pedagogia e 50 vagas para o curso de Administração Pública. “Nós já temos a possibilidade de no mês de abril realizarmos o primeiro vestibular. Essa já era nossa intenção desde o início, quando assumimos essa tarefa da instalação do campus. Em consequência, esperemos o início das aulas para a primeira turma entre os meses de julho e agosto”, destacou Grando.

            Sobre as melhorias na estrutura do prédio, Ricardo Grando diz que ainda falta liberação para licitação, junto ao Governo do Estado. “Independentemente dessa licitação, já podemos realizar o primeiro vestibular. Nós imaginamos que em um prazo de 90 a 120 dias a gente tenha a estrutura pronta para receber os alunos. Temos o projeto todo pronto, toda a adequação do espaço físico vai ser feito pela empresa constatada”, explicou. “Nós entramos em contato com a direção da Udesc para que eles descentralizarem os recursos nesta semana. Descentralizado o recurso, nós imediatamente vamos lançar o edital. Nossa previsão é que até o final de junho tenhamos a estrutura finalizada para receber os alunos”, complementou o Secretário de Desenvolvimento Regional.

            Sobre os servidores que serão contratados para iniciar as atividades, ficou decido que haverá uma parceria entre Udesc e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba (SDR). “Vamos ter trabalhadores disponibilizados pela SDR e também pela Udesc. Vai ser uma parceria de manutenção. Lembro que na primeira etapa serão oferecidos os cursos de pedagogia e administração pública. São 60 alunos para pedagogia são se não me falhe a memória são 40 para administração pública, num total de 100 vagas para iniciarmos os cursos na unidade da Udesc em Joaçaba”, informou Grando.


            Para Grando, os cursos vão atrair novos alunos para o município e quem vai ganhar com essa novidade são as pessoas que fazem da região o seu lugar para viver. “No final do ano passado nós estabelecemos algumas metas, sabemos que era difícil cumprir, mas não queremos só colocar uma placa em um prédio e tem muita burocracia que estava envolvida para instalação do campus universitário da Udesc. A universidade nasce pequena, mas modesta, e dentro da expectativa de crescimento. Tenho certeza que a universidade pode avançar ainda mais na região e com brevidade. Quem ganha é a região com uma graduação de qualidade e gratuita”, finalizou.     

Fonte: Giuliano Pedroso - Jornal Diário do Vale