Notícias do Novo Tílias News

Iomerê inicia preparativos para festa Julina

A Prefeitura de Iomerê vai realizar novamente, neste ano, a sua tradicional Festa Julina. A confirmação do evento foi dada pelo prefeito Luciano Paganini nesta semana. Em 2014, ela será realizada nos dias 18, 19 e 20 de julho e promete belas atrações ao público visitante - que vem de toda a região e lota as imediações da igreja São Luiz Gonzaga, onde ela é realizada. 

A Comissão Central Organizadora (CCO) ainda está sendo montada e, além de integrantes da municipalidade, contará com a participação de representantes de outros setores organizados da sociedade. A presidência, entretanto, já está definida e ficará com a educadora Maria Colissi, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil de Iomerê(CMEI). Ela já iniciou os trabalhos para composição dos demais membros e programação da festa. 

Segundo o prefeito Luciano Paganini, a intenção, neste ano, é oferecer o máximo, com uma margem curta de recursos, planejamento e organização. "Temos que respeitar as prioridades e a festa é uma delas, porque resgata a autoestima dos iomerenses, além de respeitar as suas tradições. Faremos uma festa com atrações dentro das nossas possibilidades, com planejamento e sem comprometer outros setores", enfatiza. 

Algumas das atrações já estão definidas, mas a divulgação deverá ser feita somente no momento em que todas elas estiverem confirmadas. "A ideia central é trazer um show de bom porte e outros menores, de artistas da região Sul. Ainda estamos buscando essa grande atração e, assim que estiver consolidado, vamos informar a população", destaca o prefeito, adiantando ainda que a estrutura será melhorada neste ano. 

A Festa Julina foi resgatada ano passado depois de não ter sido realizada por três anos. Nos seus três dias de realização em 2013 a chuva não deu trégua mas, mesmo assim, o saldo de participação popular foi positivo. "A chuva também é tradicional durante este evento e já nos acostumamos com ela. O que faremos, em 2014, é estruturar o evento para que, mesmo com ela, o público possa assistir as atrações e se divertir". 

Além disso, a estrutura de barracas deverá ser ampliada para oferecer mais aos visitantes que vem a Iomerê. O aniversário de Iomerê, que será comemorado dia 20 de julho, deverá reforçar o fato de o município ser a capital catarinense da suinocultura, difundindo o alimento entre os visitantes, ao invés da realização do corte do bolo gigante, que neste ano não deverá ser oferecido.

EVENTOS PARALELOS

A Festa Julina será apenas um dos eventos que irão acontecer em comemoração aos 19 anos de emancipação político-administrativa de Iomerê. Além dela, estão confirmados o Jantar Gastronômico, a escolha da Rainha do Município, o Baile Regional da Terceira Idade, o Campeonato Brasileiro de Quatrilho, e a realização de Ruas do Lazer. "Tudo isso para envolver a comunidade nesta comemoração", explica o prefeito Luciano Paganini. 

Segundo ele, a programação de eventos deste ano vai mais longe e contempla ainda a realização, nos meses posteriores à festa, da Mostra do Conhecimento, Encontro de Corais, Festival de Talentos, Festa do Leitão e a Semana do Natal em Família. "A programação está definida e pode, inclusive, ser ampliada. Queremos que a comunidade seja contemplada e participe conosco dos vários eventos que estão programados.

ARRANCADÃO DE JERICO

A realização do Arrancadão de Jerico também está confirmada, para o dia 20 de julho. Trata-se de uma competição única em todo o Brasil, que consiste percorrer um trajeto de 200 metros, morro acima, com os veículos de motor estacionário comumente usados na agricultura. Vence o jerico que chegar primeiro, passando para a fase seguinte e assim sucessivamente até chegar-se ao campeão. 

O jerico ou tobata, é feito a partir do chassi de um carro pequeno, com carroceria de madeira. Ele desenvolve velocidade máxima de 40km/h e tem na força e durabilidade seus principais atributos. Na roça, é usado tanto para colher os produtos cultivados, quanto para levar as famílias à missa e, não raras vezes, é o único meio de locomoção delas. 

"Promover este evento é valorizar os agricultores, seus costumes e também este companheiro de todas as horas", explica a presidente da CCO da Festa Julina, Maria Colissi. Paralelamente ao Arrancadão, deverão ser promovidos outros eventos, como campeonato de som automotivo e exposição de carros antigos, no largo da igreja matriz de Iomerê.

A FESTA JULINA

As tradicionais barraquinhas de produtos típicos da época serão novamente direcionadas para entidades do município e a fogueira será gigante, mantendo a característica das festas realizadas nos anos anteriores. "É um dos mais importantes eventos da nossa cidade e nunca poderia ter sido legada ao esquecimento. Realizá-la, é valorizar a cultura dos iomerenses", afirma o prefeito Luciano Paganini. 

A Festa Junina de Iomerê até 1996, acontecia nos meses de junho, seguindo a tradição. Sua data foi alterada para que ela acontecesse juntamente com o aniversário do município, no mês de julho. Municipalizada em 1997 pelo então prefeito Aujocir Zago, ela foi uma das maiores festas do gênero na região, superando todas outras em número de visitantes.

Iniciada por alunos do antigo Colégio Agrícola de Videira(COAVI) na década de 80, tomou corpo em pouco tempo, sempre contando com grande envolvimento da comunidade. O público que passa por Iomerê durante a festa é oriundo de toda a região e vem em busca da tradição da festa simples, com boa comida e realizada em torno da praça e da igreja do município.


Fonte: Assessoria de Imprensa