Município de Urubici foi atingido pelo fenômeno
A prefeitura de Urubici, na Serra Catarinense, declarou situação de emergência por
conta dos estragos provocados por
uma chove furta de granizo que caiu no município durante 15 minutos no fim da tarde de segunda-feira.
(Imagens: Evandro Hugen e Bruno Rosa) |
conta dos estragos provocados por
uma chove furta de granizo que caiu no município durante 15 minutos no fim da tarde de segunda-feira.
O decreto será útil para que os moradores atingidos, especialmente os agricultores, possam sacar benefícios como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e negociar dívidas junto aos bancos.
A prefeitura calcula que aproximadamente 100 casas tiveram suas coberturas parcialmente ou totalmente danificadas pelo granizo. Algumas residências ficaram comprometidas e não se descarta retirar os moradores para levá-los a um abrigo público.
Ainda na parte urbana, algumas ruas chegaram a ficar interditadas devido a uma grossa camada de gelo de 20 centímetros. Máquinas da prefeitura precisaram ser utilizadas para raspar o granizo e liberar o trânsito.
No interior, a preocupação é com as plantações de tomate, milho, repolho e maçã. Urubici tem 11 mil habitantes e há vários anos ostenta o título de Capital Nacional das Hortaliças, o que leva grande parte da economia do município a depender das lavouras.
— Os rios estão cheios e precisamos fazer um levantamento no interior, mas há uma grande preocupação com os possíveis estragos nas plantações —, diz o prefeito interino de Urubici, Elói Costa.
Na manhã desta terça-feira, equipes da prefeitura percorriam o município em busca de informações mais completas. O prefeito interino garante que os prejuízos e o decreto de emergência não inviabilizarão a 12ª Festa Nacional das Hortaliças, que ocorrerá nos próximos dias 21, 22 e 23, no Parque de Exposições de Urubici.
Fonte: Diário Catarinense