Notícias do Novo Tílias News

Governo quer aumentar impostos de bebidas

O governo federal, através da Receita Federal, pode elevar a tributação de bebidas frias, como a cerveja e o refrigerante, a partir de 1º de abril deste ano. A medida já poderia ter sido tomada em outubro do ano passado, mas foi barrada por representantes do setor. À época, os empresários declararam que a elevação da carga tributária traria prejuízos ao setor e para a geração de empregos.

Entretanto, para este ano, o governo alega que a medida se faz cada vez mais urgente, como uma tentativa de sanar as contas públicas. Elas ficaram, em fevereiro, R$ 4 bilhões aquém do previsto, comprometendo a meta de superávit primário do mês.

Para o consumidor, o impacto do aumento dos impostos para as bebidas será uma elevação dos preços num setor que já sofre com consideráveis índices de inflação. No mês de fevereiro, o grupo alimentação e bebidas apresentou alta de 0,56%, tendo um peso de quase um quarto do total do IPCA. No acumulado de 12 meses o índice encontra-se em 6,31%, bem acima do centro da meta de inflação, 4,5%.

Fonte: Rádio Videira AM