Cerca de 400 pessoas participaram do I Fórum de Empregabilidade “Direcionando Carreiras”, realizado na noite desta quinta-feira pela Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba com a parceria do Núcleo de RH da ACIOC e da empresa Celulose Irani. O evento abordou o panorama do mercado de trabalho na região e planejamento de carreira, além dos hábitos que uma pessoa precisa cultivar para ter eficácia na vida profissional e pessoal.
– É uma grande angústia para todos nós decidir a carreira que vamos seguir. Uma vez definida, precisamos pensar em como fazer para termos sucesso, para sermos reconhecidos, para termos satisfação e sermos felizes com a escolha que fizemos – comentou a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus, Jéssica Romeiro Mota, revelando os objetivos do evento, que se voltavam justamente a auxiliar os participantes nessas questões.
A abertura das atividades foi feita pelo Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, que palestrou sobre “Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” baseando-se no livro que tem esse título, de Stephen Covey. Cimadon falou sobre os comportamentos que provocam as maiores carências do ser humano na atualidade e revelou os hábitos que o autor norte-americano defende serem decisivos para a eficácia na vida: ser proativo; ter clareza sobre o objetivo a alcançar; priorizar o que é mais importante; buscar a relação de ganha-ganha, em que todos saem beneficiados; compreender antes de ser compreendido; cooperar criativamente; renovar-se constantemente.
Na sequência, Andréia Simão, da empresa Perfil Consultoria Organizacional, e Idelmar Ferreira, da Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba, abordaram os passos indicados para quem quer planejar ou redirecionar a carreira: avaliar os interesses e habilidades pessoais, a própria personalidade e o mercado de trabalho para, então, verificar o que essas informações, combinadas, indicam como opções de caminho. Sabendo o destino para onde se quer caminhar, os dois palestrantes afirmam ser a hora de estabelecer as ações necessárias para buscar a formação profissional, estabelecer e desenvolver a carreira.
Por fim, o presidente da ACIOC e assessor da Diretoria de Relações Institucionais da empresa Celulose Irani, Mircon Becker, trouxe inúmeros dados que mostram os setores que mais cresceram e que mais empregam no Brasil, em Santa Catarina e na região Oeste, a faixa salarial média dos brasileiros, as profissões com maior remuneração e aquelas com maior carência de profissionais, além do índice de inovação do País, do Estado, da Região Meio-oeste e da microrregião formada pelos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna. Estes últimos dados mostram que os três municípios juntos têm um índice melhor de inovação que a região Meio-oeste e Santa Catarina, os quais são muito superiores ao índice brasileiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa