Empresa repensa o modelo de negócios para enfrentar
a velocidade com que a web avança no mercado.
Fonte: Jornal Diário do Vale
a velocidade com que a web avança no mercado.
O jornalismo periódico e impresso - teve seu fim decretado inúmeras vezes ao longo da sua história, sem por isso deixar de estar nas bancas, no dia seguinte. Mas agora, o jornal Diário do Vale, que chega a 706 edições em dois anos e 10 meses e tem circulação em 26 municípios da região oeste e meio-oeste vai continuar a existir apenas na edição online. Era conhecido por ser o impresso com maior tiragem na região, chegando a 1.600 exemplares. A decisão de fechar a edição impressa foi tomada, pela direção do periódico no início deste ano.
A última edição está prevista para ser impressa na sexta-feira (28). As razões da decisão, estão ligadas ao setor econômico. A equipe de jornalismo que já é reduzida será mantida, bem como a parte administrativa e comercial. As obrigações e compromissos estão sendo honrados, com fornecedores e clientes.
“O Diário do Vale esteve presente em episódios marcantes da região, sempre como um veículo que despertava paixões e interesse do público”, avaliou Paula Patussi, editora do JDV. A força da marca “Diário do Vale” junto aos leitores, lembra a jornalista, sobreviveu às dificuldades financeiras da empresa nos últimos anos graças a “seriedade e compromisso assumido com a cidade”. Ele começou como repórter no JDV, em maio de 2010, quando a empresa foi fundada, e permanece até hoje. “A mudança nada mais é do que uma imposição mercadológica", considera
Desenvolvido pela agência digital Studio Alpha, em outubro de 2013, vai passar por nova atualização. O leitor terá à disposição editorias existente no impresso, e ainda dividido por regiões e espaço para comentários, sugestões e envio de material, como fotos, vídeo ou áudio. O webjornalismo ou jornalismo online estão inseridos no cotidiano dos navegantes/leitores, oferecendo alternativa para quem busca informações, e o interessante é que esse sistema é capaz de cativar o novo e o antigo leitor.
Em fase de testes e como complemento do impresso, em cinco meses o site alcançou 100 mil acessos. Uma média de 20 mil acesso ao mês e cinco mil por semana.
“O leitor tem o poder de escolha inclusive no tipo de informação quer ler, continuaremos oferecendo a qualidade e credibilidade já assumidas em nossa trajetória, com assuntos que realmente são de interesse público”, destaca o diretor comercial Ilvo Luiz Patussi. “A chamada “plataforma impressa” é mais um exercício de romantismo do que de lógica. O futuro é online. O papel é pura poesia. E um amor caro”, salienta.
Como em todo e qualquer tempo da existência humana, o darwinismo provará sua tese outra vez: sobreviverão os que melhor se adaptarem às novas exigências de mundo.
“O impacto das tecnologias digitais e novas mídias estão transformando o jornalismo e apontando para a necessidade de uma mudança dos veículos e jornalistas, para que possam atuar com ética e responsabilidade dentro de uma sociedade democrática e cada vez mais participativa”, complementa o jornalista Giuliano Pedroso, que integra a equipe de jornalismo há menos de 10 meses e considera a mudança um processo natural.
Dados
Nas décadas de 70 e 80, produzir um noticiário impresso era um processo quase que industrial, pois poderia levar dias para fechar uma matéria. A apuração era a mais demorada, a checagem da notícia era descrita com narrativas ricas em detalhes. Hoje, com as facilidades trazidas pela tecnologia e o uso das máquinas (telefone, computador, mobile) atualizar um portal de notícias tornou-se ainda mais simples.
Segundo dados do Interactive Advertising Bureau (IAB), mais de 40% dos entrevistados (entre 15 e 55 anos – 51% homens e 49% mulheres) passam pelo menos duas horas por dia navegando na internet (por vários dispositivos digitais), enquanto apenas 25% gastam o mesmo tempo assistindo TV.
Saiba mais - A invenção da prensa móvel (máquina), pelo alemão Johannes Gutenberg ficou conhecida como a grande revolução da escrita impressa. No Brasil, o jornal impresso só chegou por volta de 1808.
O Brasil, conta com atuais 64,5 milhões de internautas - 39 milhões, dois anos atrás, e pouco mais de 9 milhões em 2005, nos nove principais mercados nacionais, de acordo com dados da ONU.
Fonte: Jornal Diário do Vale