Notícias do Novo Tílias News

Consumidor procura por TVs de última geração para assistir jogos da Copa

Investimento em telas eficientes para ver 
a Seleção Brasileira está gerando febre 
de vendas em redes de lojas.

A três meses do início da Copa do Mundo, que será realizada no Brasil, os preços de aparelhos de TV estão mais baixos, para quem quer garantir um modelo 
novinho em folha e acompanhar a competição. Redes de lojas investiram pesado em estoques, algumas trabalham com crescimentos superior a 20%. Quem precisa ou que trocar de TV a hora é agora, pois sobram modelos diferenciados, alguns quase exclusivos, mas com preços mais salgados, dependendo da tecnologia inserida nos equipamentos. A redução no valor em relação a novembro do ano passado, pode chegar a 34%

            E a cada quatros anos as grandes empresas fabricantes de TVs do mundo demonstram sua força no mercado de televisores, investem pesado em divulgação e todos acenam com promoções que atraem consumidores. Dependendo do tamanho, no caso das de 22 ou 24 polegadas, o preço pode variar de R$ 600,00 a R$ 800,00. De 29 a 32 polegadas pode variar de R$ 900,00 a $ 1.100,00. Com 42 polegadas, televisor considerado grande pelos consumidores pode custar até R$ 2.000,00 dependendo do modelo. “O modelo tem muito mais tecnologia.”, revelou Vladimir José Padilha, gerente da loja Colombo. 

            Os aparelhos estão cada vez mais modernos, maiores, inteligentes, com opções que por muito pouco quase colocam os telespectadores dentro do estádio, como é caso da tecla, “torcida”, já presente na maioria das marcas. “Com essa opção é possível abaixar o volume do narrador e aumentar o som da torcida”, declarou a vendedora Cristiane Sartori.

O torcedor por sua vez começa investindo em tecnologia e eficiência para ver imagens de qualidade da Seleção Brasileira jogando na Copa do Mundo. Mas as vendas estão ainda tímidas, bem diferente da procura que de acordo com o vendedores tende a crescer na véspera da Copa do Mundo. O grupo Loja Colombo trabalha com crescimento de até 27% na venda de televisores, se comparado ao mesmo período do ano passado. “As TVs tiveram uma baixa no preço, mas não muito, como esperava os consumidores. Os preços estão equivalentes em relação ao no passado. Alguns modelos do ano passado não possuíam recursos que alguns este ano já possui. Isso reflete no valor do equipamento”, explicou o gerente Vladimir Padilha.

            Os consumidores estão optando por televisores mais modernos e sofisticados com tecnologias avançadas, que facilitam a vida dos telespectadores. Um dos aparelhos de televisão mais procurados são as Smarths TVs, que são mais completas, em que é possível acessar a internet; possui wi-fi, jogos e videogames. “Um aparelho marca LG, 42 polegadas, smart, que inclui internet está custando R$ 2.290,00. Já uma outra marca, Sansung, de 43 polegadas, mas apenas full HD, pode sair por R$ 1.290,00”, divulga o Cléber Machado, gerente da Magazine Luiza. 

Um dos grandes lançamentos do grande lançamento da loja é uma TV de ultradefinição 4k, que possui ótima nitidez, apresenta diversas opções de contrastes e tem som acoplado, mas o valor ultrapassa os R$ 6.000,00. O consumidor também está optando por telas maiores, que vão de 40 a 60 polegadas, lembra Cléber Machado. Mas como o negócio é faturar, as TVs também precisam de novos locais para ficar bem no aconchego familiar. “A gente também divulga o preços de estantes para que essas TVs sejam colocadas. Então o consumidor tem a opção de melhorar sua casa cada vez mais. A venda de TV já representa até 1/3 das vendas da loja. A procura com a chega da copa do Mundo é mais por tela grande, mas muitas vezes nem é até a tecnologia. Hoje o que mais sai são televisores com 50 até 60 polegadas”, finalizou Cleber Machado.

Em meio a tantas promoções, a indústria comemora a alta nas vendas. Segundo o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, a previsão é que haja aumento de até 30% na produção, em comparação à Copa do Mundo de 2010. “A estimativa é de até 16 milhões de TVs vendidas este ano. Em janeiro, por exemplo, tivemos uma alta de 38%, em comparação a janeiro do ano passado. Por mais que a Copa, desta vez, seja no Brasil, as pessoas continuarão vendo os jogos pela TV. E estão buscando bons aparelhos”, diz.


Foto: Giuliano Pedroso/JDV

Fonte: Giuliano Pedroso - Jornal Diário do Vale