Primeira reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional da SDR de Videira aprovou 12 projetos
O Secretário de Desenvolvimento Regional Evandro Colle destaca o Sistema Antigranizo. Segundo ele, o projeto de extrema importância tem o objetivo de diminuir os prejuízos causados por chuvas de granizo na região. A secretaria de Estado da Defesa Civil liberou R$ 1,1 milhão para a implantação do sistema antigranizo nos municípios que compõem as Secretárias de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira e Caçador.
O sistema antigranizo é formado por queimadores, que lançam nas nuvens um composto químico com a capacidade de dissolver o granizo, diminuindo em até 70% a incidência do fenômeno, reduzindo o estrago causado nas superfícies atingidas. Na região de Videira, os maiores prejudicados são os produtores de frutas de caroço, de uva e de hortaliças.
Sobre os demais projetos, Colle informa que são para a melhoria de estradas, compra de implementos agrícolas e até mesmo exposições.
Participaram da reunião aproximadamente 35 pessoas sendo 02 conselheiros de cada município, presidentes das Câmaras de Vereadores e Prefeitos.
Seis projetos de autoria do executivo deram entrada e foram encaminhados às comissões na Câmara de Vereadores de Arroio Trinta, em sessão ordinária que aconteceu na noite de ontem.
A reunião contou com a participação do Secretário de Administração e Finanças Nelson Campagnim e do Cabo Appel da Polícia Militar, que fizeram uso da Tribuna Livre.
Fonte: Rádio Tropical FM