Na próxima segunda-feira, 24, professores e diretores já podem publicar seus Planos de Gestão Escolar no sistema da Secretaria de Educação. O prazo final para envio dos documentos é dia 14 de abril. Este ano, serão escolhidos novos gestores em 83 escolas onde o cargo está vago. Nas demais escolas, os atuais diretores terão que apresentar um projeto de gestão com vigência para o segundo semestre de 2014 e primeiro semestre de 2015.
Para os professores que têm dúvidas sobre o formato do documento, a Secretaria de Educação disponibilizou um tutorial no site.
Esta é a primeira etapa do novo processo de escolha dos gestores escolares da rede estadual de ensino. Após o dia 14, os Planos serão avaliados por consultores ad hoc, com formação na área da educação e com experiência e/ou pesquisa em Gestão Escolar.
Nas 83 escolas que têm vagas abertas para o cargo de diretor, a comunidade escolar terá o direito de escolher o melhor plano, após análise dos consultores. Participam desta escolha os professores, os especialistas, assistentes de educação, merendeiras, pais ou responsáveis, estudantes a partir do 6º ano, e as Associações de Pais e Professores (APPS). Todo este processo será concluído até 31 de maio.
Este é um processo transitório para o novo formato de escolha do gestor. No segundo semestre de 2015, os diretores de todas as escolas serão escolhidos pelo novo sistema: com apresentação do plano de gestão, análise pelos consultores e escolha pela comunidade escolar.
Fonte: Assessoria de Imprensa