Os catarinenses estão um pouco mais confiantes em relação às perspectivas econômicas ao final deste primeiro trimestre de 2014. Os dados da pesquisa da Fecomércio SC sobre a Intenção de Consumo das
Famílias, no mês de março, indicam uma elevação de 5% em relação ao mês anterior, chegando aos 140,7 pontos, numa escala que vai de 0 a 200 pontos e que marca a centena como o limite entre pessimismo/otimismo.
Na variação anual, o ICF teve queda de 1,9%%.A confiança em relação ao emprego atual cresceu 3,6%, desde fevereiro, e 2,5% na comparação com março de 2013.
As expectativas com a renda atual também subiram: 0,3% em relação ao mês anterior e 2,7% na variação anual. Em março, na comparação mensal, houve alta de 6,2% na forma como os catarinenses avaliam sua perspectiva profissional.
O acesso ao crédito subiu 10,2% em relação ao mês de fevereiro, com variação anual positiva de 0,6%, atingindo a marca de 159,6 pontos. A perspectiva de consumo também cresceu 10,3 na comparação com o mês anterior, mas caiu 10,9% em relação a março de 2013.
O Índice de Confiança das Famílias se recuperou das quedas mensais, em Santa Catarina. Entretanto, o cenário de receio das famílias quanto aos seus gastos permanece.
Fonte: Rádio Videira AM