Notícias do Novo Tílias News

Cantor nascido na região se lança no mercado nacional

Alexandre Yzgan lança CD com músicas inéditas


Ele está chegando. E com uma proposta ímpar. A missão do multi-instrumentista, cantor e compositor, Alexandre Yzgan – nascido em 16 de setembro de 1978 no pequeno município catarinense de Capinzal – tem sido contrária a tese de que na música – com destaque para o pop rock – nada se cria. Tudo se copia. Verdade seja dita: o trabalho de Alexandre oferece uma espécie de “escape” dessa curva perigosa conhecida como “mais do mesmo” – desde que começou a tocar pelas noites do sul brasileiro, 
há 13 anos.

“Nos Meus Sonhos” – letras honestas


Para Alexandre Yzgan, a saída desse universo dominado pela música inofensiva e efêmera se resume a compor, gravar e tocar uma espécie rara de Power pop de primeira linha. Com letras honestas e de fácil acesso. Mas sem que essa linha musical despenque no lugar comum. Afinal, quem aprecia o melhor do pop rock já anda cansado de ouvir a mesma canção.

O artista catarinense, de origem italiana (seu sobrenome real é Isganzella) explica a jornada com suas próprias palavras:

– As minhas letras falam diretamente o que os jovens vivenciam. Tudo isso, entre suas paixões e desilusões no amor. Para traduzir isso da melhor maneira possível, compomos harmonias e arranjos com fórmulas simples do rock. É assim, de forma honesta, que tentamos conquistar o público –

“Tão Real” – O álbum pronto

Após tocar, cantar, ensaiar, trabalhar – e trabalhar e muito – a hora H de traduzir essas experiências em algo concreto finalmente chegou para Alexandre Yzgan. Seu almejado CD ganhou vida depois de contatar o polivalente músico e produtor Ray Zimmer (R.P.M., Nenhum de Nós, Os Ostras e Júpiter Maçã) para cuidar da produção. No total, foram 230 horas de gravação dentro do estúdio SOMA, em Porto Alegre, para que as 12 faixas escolhidas saíssem da forma imaginada. Sobre o processo criativo, Alexandre explica.

– Comecei a compor quando realmente decidi encarar o desafio de ser vocalista, e passei a função de baterista para meu irmão. A partir daí, não parei mais. Componho no carro, no ambiente de trabalho, nas madrugadas... Algumas músicas vêm praticamente prontas. Em alguns casos, o refrão vem primeiro, depois monto o restante. Não existe fórmula. O importante é escrever. Além das músicas que estão no álbum, já tenho entre 15 e 20 músicas prontas para o público conhecer –

Repertório do CD

Todas as músicas compostas por Alexandre Yzgan, exceto “Please Kiss Me”, composta por Alexandre Yzgan e Le Izgan.

Tanto Faz

Um contrabaixo pulsante pontua melodias ricas de bom gosto. A letra recorta os sentimentos de incerteza sobre um amor quase perdido. “Estou aqui não consigo lembrar quem sou. Ainda tento resistir ao tempo que levou você de mim”.

Um novo amanhã

Intro rápida e pesada, que há tempos não passeiam por nossas rádios. Variações de ritmo. “Ainda que o vento não pare... alguém que não sabe sair desse lugar... Somos iguais, eu e você...” A faixa lembra o que os Engenheiros do Hawaii faziam de melhor.

Please Kiss Me

Sons de sintetizador e vocoder lembram um casamento de Muse com Smiths. Mas na verdade é um pop com melodia contagiosa com vocais firmes e convincentes: “Excuse me, please Kiss me” - inglês e português combinados sem “forçar a barra” no refrão.

Você me faz bem

Balada mais comportada e diretamente romântica do álbum: “Meu sonho de consumo é saber que você está feliz” - a frase parece simplista, mas soa verdadeira. Espere por surpresas no break, com efeitos modernos nos vocais.

Algo em mim

Introdução com “parede de guitarras” abre o espaço para um vocal com mais eco para que os versos expliquem: “Está tudo aqui dentro de nós...tudo aqui dentro e não em outro lugar”. O solo vai levar para o tempo do britpop. Oasis? Noel Gallagher ficaria orgulhoso.

Seu Valor

A versatilidade de Alexandre é reluzente. Nesta faixa, os fãs de Roxette vão se lembrar do auge da dupla sueca. Com pegada sulista.

Tão Real

Pausa na eletricidade, para os violões. A letra é conformista: “O que posso fazer se as coisas são assim”. O outro lado do compositor sonhador e otimista.

Bem mais que prazer

A diferença que um contrabaixo bem tocado e mixado faz? Você percebe nesta composição que valoriza a cozinha da casa. “Onde será que você se esconde” – Alexandre pergunta. Descubra na letra que pede mais amor e menos superficialidade.

Um milhão de estrelas

Talvez a faixa mais influenciada por Bon Jovi: “Agora paro e penso o que mais poderia ter feito”. Arrependimento e apelo para um retorno a dias melhores.

Nos Meus Sonhos

Rock and roll com pitada blue grass. Costumam dar gramys para esse estilo, quando é bem feito como é. “Será que a noite vai trazer você de volta para sonhar comigo?”

As coisas são assim

Introdução que não ficaria distante de uma música de Bruce Springsteen. Principalmente no timbre de guitarra. “As coisas são assim, nem tudo serenova”... Será? Com seu álbum de estreia, Alexandre caprichou para que isso um dia possa acontecer.

A BANDA

Alexandre Yzgan: Vocal, violão, Guitarra Le Yzgan: Bateria e Backing vocals Samuel Ziliotto Engel: Guitarra, violão Junior Gotardo (Tuto Bass): Contrabaixo e Backing vocals Jair Sautier (Careca): Guitarra, violão e Backing vocals Ricardo Brecht (Papagaio): Guitarra, violão
Participação Ray-Z: Guitarra, violão e Backing vocals

Assista o clipe da música "Cuido de Você"



Fonte: Assessoria de Imprensa