Evento acontecerá nesta sexta-feira
Fonte: Bruna Santos de Andrade
O Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, tomará posse nesta sexta-feira (14) na cadeira de número 35 da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (Acalej). A solenidade ocorrerá a partir das 19h30, no Auditório Jurídico da Unoesc Joaçaba, e contará
com a participação de juristas e autoridades da região.
Além da posse do novo acadêmico, a programação compreenderá uma homenagem ao juiz Rodrigo Goldschmidt, de Chapecó, e um momento de destaque para a obra “Direito Espacial: lições preliminares e avançadas”, de autoria do juiz Alexandre Dittrich Buhr, da Comarca de Joaçaba.
Acalej
A Academia Catarinense de Letras Jurídicas foi criada em dezembro de 2012 e instalada oficialmente em abril de 2013. É composta por 40 cadeiras, cada uma delas tendo como patrono um nome reconhecido na área jurídica da história catarinense.
Conforme divulgado no site da própria instituição, sua finalidade é a preservação e resgate histórico de dados literários jurídicos, o aprimoramento das letras jurídicas em quaisquer ramos, a difusão e a publicação de obras jurídicas, a qualidade e o zelo da Produção do Direito, das peças e da argumentação jurídica.
Novo acadêmico
O nome de Cimadon foi aprovado para compor a Academia Catarinense de Letras Jurídicas em novembro de 2013. A cadeira que vai ocupar, a de nº 35, tem como patrono Dante Martorano: advogado, pesquisador do Direito, ensaísta, cronista e historiador.
Cimadon é graduado em Filosofia e em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e em Direito pela Unoesc. Tem mestrado em Educação pela PUC-RS e em Direito pela UFSC, além de doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. É professor universitário desde 1977, quando ingressou na Unoesc, e desde então também ocupa funções de liderança nessa instituição, onde está em seu quarto mandato como Reitor, terceiro consecutivo.
Já publicou dezenas de trabalhos científicos, cinco livros de sua autoria e sete em coautoria. Entre os títulos de sua autoria estão “Autonomia dos Estados Federados e Direito Educacional”, da Editora Conceito (2007), e “A Natureza Jurídica das Fundações Criadas pelo Poder Público”, da Editora Unoesc (2002).
Fonte: Bruna Santos de Andrade