Notícias do Novo Tílias News

Alunos de Luzerna receberão o laudo dermatoglífico

Luzerna é o município pioneiro no Brasil no uso 
da análise das impressões digitais de alunos para 
descobrir potencialidades esportivas e propensões 
para determinadas doenças

Apostando em tecnologia para a definição de políticas públicas para a área de esporte, saúde e consequentemente a melhoria da qualidade de vida da população, a prefeitura de Luzerna foi pioneira no Brasil no uso da Dermatoglifia para avaliar alunos da rede pública municipal. 

A dermatoglifia é um método científico que estuda a impressão digital como marca genética, tornando possível identificar potencialidades físicas como força, velocidade, coordenação motora e resistência, com 95% de precisão, além da propensão a determinadas doenças.

A ideia da administração municipal através do prefeito Moisés Diersmann foi, através de uma parceria com a empresa Salus Dermatoglifia, submeter a totalidade dos alunos da rede municipal, cerca de 750, aos testes. Todas as crianças e jovens possuem entre sete e 15 anos e foram avaliadas a partir do Projeto Orientação de Talentos Esportivos e Promoção da Saúde.

A entrega dos resultados obtidos ao prefeito e aos pais dos alunos acontecerá na sessão da Câmara dos Vereadores do próximo dia 24 de março, segunda-feira, às 20h.

Segundo o professor doutor em Educação Física Rudy José Nodari, a proposta da Salus aliada a grande visão do prefeito Moisés Diersmann, é proporcionar um maior conhecimento das crianças do ponto de vista antropométrico e dermatoglífico para que as políticas públicas de educação e saúde possam ser aplicadas eficazmente.

De acordo com o prefeito, a entrega dos resultados vem de encontro a um compromisso assumido junto à população durante a campanha eleitoral de desenvolver estas políticas públicas para o esporte e saúde a partir dos laudos dermatoglíficos. 

O prefeito ressalta que existe o interesse público em criar no município escolinhas não somente de esportes já tradicionais, mas de outras modalidades que poderão atender potencialidades específicas dos alunos identificadas pela dermatoglifia. 


Um segundo ponto é que os laudos possibilitarão aos pais, orientarem seus filhos sobre o esporte que melhor se adapta a sua condição física e genética. “O esporte é saúde e uma criança que pratica a atividade física adequada, está menos propensa ao desenvolvimento de doenças”, completa Diersmann.

Fonte: ederluiz.com