A partir de primeiro de março de 2014 a Unoesc dará um importante passo ao implantar a assinatura digital em três dos seus principais documentos acadêmicos, a saber: Histórico Escolar, Atestado de Matrícula e Atestado de Matrícula e Frequência.
Estes três documentos não conterão assinatura manuscrita e sim assinatura digital, cujo valor legal está assegurado na legislação específica e pela certificação de órgão constituído para atestar a veracidade do documento.
A solicitação desses três documentos continuará sendo feita pelo Portal de Ensino, em “serviços online”. A diferença, a partir de março, é que você não irá retirar o documento impresso na secretaria ou no protocolo. Depois que o documento for assinado digitalmente pelos responsáveis, ele ficará disponível em versão PDF também em “serviços on-line”.
Na sequência será implantando a assinatura digital em outros documentos. A implantação deste tipo de assinatura, já amplamente difundida no mundo moderno, visa justamente à disseminação do que é e de como lidar com documentos que não apresentem a tradicional assinatura à tinta.
Neste primeiro momento, é importante que a comunidade acadêmica possa entender este processo para oferecer esclarecimentos às instituições e acolher estes documentos assinados digitalmente.
Outras informações podem ser encontradas em unoesc.edu.br/assinaturadigital.pdf