No local está sepultado ex-agente ferroviário
Fonte: Meio-Oeste Catarinense. Foto/divulgação: facebook
Quem passa pela Beira Rio em Herval D´Oeste SC, logo após a Estação Ferroviária, em direção ao bairro Santo Antonio, pode observar a morada final do finado Oscar. O túmulo onde se vê algumas flores de
plástico e bastante mato, está longe do cemitério municipal, às margens do Rio do Peixe, de um lado a também finada ferrovia, de outro, a movimentada avenida Beira Rio.
Mas afinal leitor, que era o Sr. Oscar?
Oscar foi Agente Ferroviário no antigo Herval, lá pelo fim da Primeira Guerra Mundial. Todos faziam dele as melhores referencias ante seu atendimento à pobreza e a sua caridade para todos.
Por razões desconhecidas, o Capitão que chefiava a polícia local, começou a persguir o Oscar, e sem qualquer razão, decretou a prisão de Oscar. Foi até à estação acompanhado de um grupo de milicianos, entre eles estava um tal de Adão, negro, velho, 120 anos, conhecido em todo Herval.
Adão foi um ex-escravo revoltado, malvado e impiedoso, talvez pelos sofrimentos quando escravo. O Capitão. incriminando o Oscar de agente - espião - revolucionário, mandou o velho Adão matar o Oscar.
Na sepultura está o corpo do Oscar sem cabeça, indicando que deve ter sido decapitado.
Quando perguntavam ao Adão como ele teve coragem para tanto, ele respondia: To custumado desde o tempo do Imperador!
Adão morreu caído em uma valeta.
Baseado no livro: "Conhecendo Herval d´Oeste, de Sergio Martins e Cylo Sérgio Dariva.
Fonte: Meio-Oeste Catarinense. Foto/divulgação: facebook