Treze Tílias: Segunda etapa do PNAIC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, capacita professores nesta semana
Com atividades desenvolvidas junto aos hotéis Dreizehnlinden e Treze Tílias Parque Hotel, ocorre de hoje até sexta-feira dia 21 de fevereiro, capacitação de professores de dois pólos de educação de Santa Catarina, referente à segunda etapa do Pnaic, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa.
Segundo a coordenadora geral do pacto em Santa Catarina, ligada à universidade estadual, Nilcéia Lemos Pelandre, os objetivos do evento nesta semana em Treze Tílias, visam formar professores alfabetizadores, que dêem conta em alfabetizar todas as crianças no ciclo de alfabetização do primeiro ao terceiro ano.
Disse que no ano de 2013, o Pnaic tratou das questões da linguagem, do ensino da Língua Portuguesa da apropriação do código.Já neste ano, especifica-se o ensino da Matemática, nas séries iniciais com aprofundamento em linguagem.
Nilcéiacomenta que nesta etapa, participam professores de Língua Portuguesa e especialistas em educação de Matemática, que trabalharão junto a orientadores de estudos, que por sua vez, vão trabalhar com alfabetizadores nas escolas, visando uma alfabetização plena, na perspectiva do letramento e conceitos de Matemática.
A coordenadora resume dizendo, que uma alfabetização bem feita nas séries iniciais, será uma base concreta no ensino nas séries seguintes da escolaridade.
Finaliza enfatizando, que uma criança que se alfabetiza bem, aprende a ler e escrever corretamente segue tranqüila seu caminho, superando suas dificuldades na escrita e leitura.
Para a Gerente Regional de Educação da 7ª SDR Joaçaba, Maria CarlessoDoré, presente no evento, classifica a atividade desta semana, como muito importante a exemplo do ano passado quando se trabalhou a Língua Portuguesa.
Ela diz ser um momento para profissionais de educação das redes municipal, estadual e federal, do primeiro ao quinto ano, reverem suas ações pedagógicas, seja revista a prática educativa, para que as crianças possam estar realmente alfabetizadas até o terceiro ano.
A gerente informou que estão em Treze Tílias dois pólos, que abrangem dezesseis regionais, são as cidades de Rio do Sul, Criciúma, Tubarão, Taió, São Joaquim, Curitibanos, Ibirama, Ituporanga que é um pólo, e outro que compreende as cidades de Joaçaba, Videira, Campos Novos, Lajes, Concórdia, Caçador e Seara, envolvendo duzentos profissionais.
Ela explicou que devido a evolução principalmente tecnológica, capacitações como esta em Treze Tílias, são momentos importantes para rever ações, utilização de novas técnicas e métodos, para que a educação se faça cada vez melhor.
Concluiu dizendo que a cultura do aluno não reprovar, é coisa do passado,não exigia o esforço do aluno, criou-se então uma nova sistemática, de que o aluno vai paraa escola nos dias de hoje, com intuito de se capacitar para um mundo bastante competitivo.
Fonte: Rádio Tropical FM