Os 3.970 locais de votação do estado de Santa Catarina começam a ser vistoriados, a partir desta semana, para receber as cerca de 15 mil seções eleitorais onde serão depositados os votos de mais de 4 milhões e 700 mil eleitores catarinenses no pleito de outubro próximo.
Segundo o coordenador de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Paulo Dionísio Fernandes, a inspeção dos locais com a revisão de dados e o levantamento das necessidades de materiais elétricos, constituem-se em uma das primeiras atividades desenvolvidas pelos 105 Cartórios Eleitorais do estado visando às próximas eleições.
A atualização de dados dos locais de votação serve para a Justiça Eleitoral identificar uma série de situações. Conforme explica Paulo Fernandes, a vistoria inicial dos locais de votação é importante para avaliar a estrutura existente para o exercício do sufrágio; aperfeiçoar as ações de adequação dos locais de funcionamento das mesas receptoras de votos; melhorar a acessibilidade de portadores de necessidades especiais e aprimorar a logística da distribuição e recebimento das urnas eletrônicas e do suporte aos mesários.
ACESSIBILIDADE
Nos locais onde votam portadores de necessidades especiais com deficiência de locomoção e que não possuam adequada acessibilidade às seções, o mantenedor do local será comunicado pela Justiça Eleitoral, a fim de tomar as providências cabíveis para a necessária adaptação. "Após a identificação dos locais onde votam portadores de necessidades especiais, na medida do possível, faremos todos os esforços necessários para facilitar ao máximo o acesso desses eleitores", explica o Coordenador de Eleições.
No estado de Santa Catarina a maioria das seções eleitorais está localizada em prédios públicos, sobretudo em escolas municipais e estaduais, que em grande parte já estão devidamente adaptadas para receber os eleitores portadores de necessidades especiais com deficiência de locomoção.
Fonte: Rádio Videira AM