Notícias do Novo Tílias News

Secretaria de Saúde de Videira realizará campanha contra cânceres de colo do útero e de mama

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde de Videira promoverá durante o mês de março uma campanha de prevenção do câncer 
do colo do útero e de mama com o tema: "Mulher, cuidar de sua saúde é um gesto de amor a vida!". A secretária de saúde, Maria Eneida Furlin Dresch explica que a Campanha acontecerá nos seis postos de saúde da família localizados nos bairros Vila Verde, De Carli, Rio das Pedras, Amarante, Cidade Alta e Farroupilha. Além disso, também haverá uma equipe na sala de coletas do PAME 24h, no bairro São Cristóvão.

Segundo o cronograma desenvolvido pela Secretaria de Saúde, nos postos de saúde ds bairros os exames serão disponibilizados no horário normal de expediente das 8h às 12h e das 13h às 17h , no PAME das 7h30 as 11h30 e das 13h as 17h. Como horário alternativo para as mulheres que trabalham o sábado, dia 22 de março, também haverá atendimento com horário especial de coleta nessas mesmas unidades das 8h as 12h e da 13h as 17h . "Os exames serão realizados conforme a rotina de cada unidade, respeitando as particularidades de cada bairro e para ser atendida, basta a paciente comparecer ao posto de saúde mais próximo de sua casa. É importante que as mulheres não esqueçam de levar o RG e o Cartão do SUS", destaca Eneida.

A enfermeira da rede municipal de Saúde, Alesandra Perazzoli de Souza aponta que o objetivo da Campanha é conscientizar as mulheres por meio de atividades educativas e preventivas sobre câncer de colo do útero e mama que já são promovidas regularmente mas que serão intensificadas durante o mês de março. O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

De acordo com dados do INCA, o país já avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce, pois na que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ (lesão localizada). Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura. "Ou seja, se descoberto a tempo o câncer uterino é um dos que apresenta mais altos índices de cura, daí a importância dos exames preventivos". Em relação ao câncer de mama, no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, é o mais incidente em mulheres. As regiões Sudeste e Sul são as que apresentam as maiores taxas de mortalidade por esse tipo de Câncer, com 13,67 e 13,18 óbitos/100.000 mulheres em 2011, respectivamente (FONTE: INCA, 2014).

Fonte: Assessoria de Imprensa