Notícias do Novo Tílias News

Secretaria de Saúde de Videira investe em capacitação para os profissionais da rede pública

A Secretaria de Saúde de Videira encerrou ontem quarta-feira (19) a capacitação da terceira turma do curso "Cuidar de Quem Cuida: Qualidade do 
Atendimento no SUS". A capacitação com carga horária de 40 horas está acontecendo nas dependências do CAPS e está reunindo Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Estratégia de Saúde da Família e da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde, além de técnicos em enfermagem. "A capacitação é destinada aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde - SUS e tem como objetivo promover ações de educação permanente em saúde, compartilhando o trabalho em equipe e estimulando a motivação para a realização dos serviços de saúde, aponta a secretária de Saúde, Maria Eneida Furlin Dresch".

Segundo a secretária o curso é uma parceria entre a CIES - Comissão de Integração Ensino e Serviço do Alto Vale do Rio do Peixe, a EFOS - Escola de Formação em Saúde e a Prefeitura de Videira por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Nas três turmas ofertadas, foram capacitados cerca de 90 profissionais que atuam na rede municipal de saúde do município. Entre os temas abordados na capacitação estão: Motivação, Comunicação e Marketing Pessoal; Trabalho em equipe, Relações interpessoais e liderança; Saúde do trabalhador, do homem e do idoso; Acolhimento / Escuta qualificada e qualidade no atendimento e Saúde mental - ser humano: valorização, individualidade, respeito, cultura, percepções, princípios e valores.

Eneida destaca ainda que o curso é importante porque os Agentes Comunitários de Saúde são o elo entre as famílias que moram no entorno das Unidades de Saúde e a própria Secretaria de Saúde. "Esses profissionais podem nos auxiliar em questões muito importantes para melhorar o atendimento prestado aos videirenses, pois eles acompanham as famílias através da visitas domiciliares pelo menos uma vez ao mês. O foco é dar atenção especial às pessoas com doenças crônicas ou outras comorbidades, devendo levar as dificuldades encontradas para a equipe multiprofissional ou a enfermeira responsável no posto de saúde do bairro".

Fonte: Assessoria de Imprensa