Notícias do Novo Tílias News

SAMU recebeu mais de 18 mil trotes no ano passado na região

Número atingiu índice de 84% dos atendimentos prestados em 2013.

Em 2013 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebeu através da Central de Regulação (CR) localizada em Joaçaba, 18.838 trotes. Conforme os números divulgados pela Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina (SPDM) foram 12.155 ligações de falsas ocorrências no primeiro semestre e mais 6.683 no segundo.

Em Santa Catarina, a SPDM/PAIS é responsável, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, pela administração do SAMU em 23 municípios. A CR de Joaçaba abrange também os municípios de Concórdia, Curitibanos, Videira, Caçador, Herval d’ Oeste, Fraiburgo, Campos Novos, Santa Cecília, Jaborá, Luzerna, Tangará, Seara, Iomerê, Capinzal, Matos Costa, Ibicaré, Monte Carlo, Catanduvas, Lebon Régis, Pinheiro Preto, Piratuba, Erval Velho, Água Doce, Lacerdópolis, Rio das Antas, Ipira, Presidente Castelo Branco, São Cristóvão do Sul, Brunópolis, Celso Ramos, Vargem Bonita, Abdon Batista, Arabutã, Irani, Treze Tílias, Ibiam, Ipumirim, Ouro, Vargem, Frei Rogério, Itá, Calmon, Salto Veloso, Alto Bela Vista e Macieira.

Em Santa Catarina há Centrais de Regulação do SAMU também em Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages. A de Joaçaba pertence à Mesorregião Meio-Oeste. Os trotes aplicados ao SAMU atingiram o índice de 84% dos atendimentos prestados no ano passado.

Segundo a SPDM, o horário de pico das ligações falsas ao órgão acontece geralmente nas saídas de alunos das escolas. Já houve o registro de até 15 ligações seguidas do mesmo número, provenientes de telefones públicos e celulares com identificação restrita. Para diminuir o índice elevado de trotes, uma funcionária do SAMU percorre escolas da região orientando e esclarecendo os alunos sobre os problemas que um trote pode gerar, como o deslocamento de uma viatura para um local sem necessidade e no mesmo tempo outra situação real deixa de ser atendida, bem como o desgaste dos profissionais e as despesas geradas desnecessariamente. Entretanto, o trabalho de conscientização é gradativo, pois, é um número elevado de escolas restrito a apenas um profissional para fazer as visitas educativas.

Demanda crescente

O crescimento dos atendimentos reais de 2012 para 2013 foi considerável, de 21%. No primeiro semestre de 2012 o SAMU atendeu pela CR de Joaçaba a 7.441 ocorrências, no segundo semestre foram 10.086, e em 2013 foram 22.192 atendimentos. Quando o solicitante faz a ligação no número 192 o atendente faz os questionamentos para analisar que tipo de ambulância encaminhar, sempre sob a supervisão do chamado médico regulador.

No SAMU as viaturas são distinguidas entre as Unidades de Suporte Básico (USB), composta por um motorista-socorrista e um técnico de enfermagem, e Unidade de Suporte Avançado (USA), que conta com UTI Móvel, médico e enfermeiro. No primeiro semestre de 2012 foram 653 vezes que as USA’s foram deslocadas, e 4.083 das UBS’s. No segundo semestre foram 1.290 das USA’s e 4.508 das UBS’s. Em 2013 as USA’s foram deslocadas 3.451 vezes contra 8.774 das USB’s, totalizando 12.225 deslocamentos. De acordo com o relatório da SPDM, os motivos de agravo e maior incidência para deslocamento de viaturas do SAMU no segundo semestre de 2013 foram de atendimentos cardiovasculares em adultos, sendo 2.041 apenas em 2013. Somente no município de Joaçaba foram 2.932 atendimentos prestados pelo SAMU no ano passado. No mesmo período em Herval d’ Oeste foram 1.950 e em Luzerna 361 ocorrências.

Estrutura

A Central de Regulação (CR) do SAMU de Joaçaba é gerida pelo estado. As equipes (Médicos e Enfermeiros) que atuam nas Unidades de Suporte Avançado (USA) são geridas pela Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina (SPDM). No Meio-Oeste são três USA’s, em Joaçaba, Curitibanos e Caçador. Nos demais municípios estão disponíveis as Unidades de Suporte Básico (USB), sem UTI e apenas com motorista-socorrista e técnico de enfermagem. Essas viaturas são geridas pelos municípios.

Equipe


No Meio-Oeste o SAMU conta com 120 funcionários, a maior parte atuando na linha de frente dos atendimentos. A Central de Regulação (CR) conta com 24 médicos, seis rádio operadores e 13 técnicos auxiliares médicos. Para a USA de Curitibanos há 14 médicos, sete enfermeiros e seis motoristas-socorristas. Para a de Caçador 12 médicos, seis enfermeiros e seis motoristas-socorristas e para a de Joaçaba oito médicos, seis enfermeiros e cinco motoristas-socorristas. Os demais funcionários, sete, atuam no setor administrativo da CR da Mesorregião. 

Fonte: Michel Teixeira - Jornal Diário do Vale