O Projeto Videira das Artes criado através de uma parceria entre a Prefeitura de Videira através do Núcleo de Artes Visuais da Secretaria de Turismo e Cultura, o Sebrae e diversos artesãos do município já está se tornando
referência para outros municípios de Santa Catarina e do Paraná. Nesta terça-feira (4), artesãos e membros do Executivo e Legislativo da cidade de Mamborê (PR) estiveram em Videira para conhecer as experiências do Projeto videirense. Fizeram parte do grupo de visitantes os vereadores Mauricio Jotta Massaro (presidente do Legislativo), Silvio Silveira e Sandra Nascimento Agostinho. O diretor de Desenvolvimento Econômico do município Antônio Cesar Medeiros, a assiste do setor de Referência Social Rosely Petersen Garcia de Godoy e a presidente e vice-presidente da Associação Meios Criativos, Marilza Czuy e Carla Maria Miranda Appelt Polizelo, respectivamente.
Os visitantes foram recepcionados pelo secretário de Turismo e Cultura, Clemir Schmitt, pelo diretor do Núcleo de Artes Visuais, Renatho Borges ,pela presidente da Associação Videira das Artes, Neusa Priamo e vários artesãos que fazem parte da Associação. “A Prefeitura de Videira apostou nesse projeto porque acredita no potencial dos nossos artesãos e os resultados já estão sendo colhidos, pois a Associação Videira das Artes está começando a caminhar com as próprias pernas, desenvolveu uma coleção baseada em ícones da cidade que leva o nome de Videira para onde for e em breve, também vai contar com um espaço totalmente modernizado para venda dos produtos. Isso reflete diretamente na valorização dos nossos artesãos e na geração de renda”, disse Schmitt.
O diretor do Núcleo de Artes Visuais, Renatho Borges destaca que a visita do grupo paranaense teve a intenção de proporcionar o contato com os artesãos locais que passaram pelo mesmo processo de aprendizado, pelas mesmas expectativas e até experiências semelhantes as que as artesãos paranaenses estão vivenciando. A viagem também despertou ideias e motivação para a continuidade e aperfeiçoamento dos trabalhos tanto dos artesãos de Videira quanto os de Mamborê. “Estamos orgulhosas de receber visitantes de outro estado para conhecer nosso projeto. Além da troca de experiências esse encontro também serviu como estímulo e troca de ideias para agregar mais energia e dedicação para o sucesso do Projeto Videira das Artes”, complementou a pela presidente da Associação Videira das Artes, Neusa Priamo.
Fonte: Silvia Palma - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira