Notícias do Novo Tílias News

Primeira reunião da Série C do Catarinense tem 14 clubes

Seis equipes são remanescentes da edição de 2013.

Na última segunda-feira 917), na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF) ocorreu a primeira reunião visando tratar de assuntos relacionados à Série C do Catarinense - novo nome da terceira divisão estadual, que antes era a Divisão de Acesso.

Da edição de 2013, seis clubes estiveram presentes: Blumenau, Jaraguá, Pinheiros, Navegantes, Curitibanos e Barra de Balneário Camboriú. Maga e Oeste não mandaram representantes. O XV de Indaial, rebaixado da segunda divisão em 2013, licenciou-se das competições profissionais.

Dos seis remanescentes, apenas dois tem sede definida: Blumenau e Jaraguá. O Barra e o Navegantes jogaram em Itajaí, o que pode não se repetir neste ano. Camboriú pode ser a alternativa. O Pinheiros, sediado em Garopaba, chegou a jogar em Tubarão e Imbituba no ano passado, enquanto o Curitibanos vagou por Imbituba e Indaial.

Das outras oito equipes, algumas estão voltando à ativa depois de um período de ausência. Os principais são o Joaçaba, que terá o desfalque de seu antigo estádio, o Oscar Rodrigues da Nova, e o Operário de Mafra. O JAC está licenciado desde 2011, quando foi rebaixado na segundona. Já o time de Mafra disputou a terceirona em 2009, chegando ao quadrangular final.

Outros clubes representados na reunião já figuraram em competições profissionais: a Acadesf esteve em campo até 2008, e chegou a jogar em Porto Belo e Itapema. O Santa Catarina, nascido em Blumenau na virada do século passado, já passou por São Francisco do Sul e Joinville, e jogou na terceirona até 2009. E o Real Sport Arte Clube, que também nasceu em Blumenau, mas jogou também em Gaspar, quando se licenciou em 2004.

Há também clubes novos interessados. O Juventus de Seara já anunciou que vai se profissionalizar, caminho que o XV de Indaial seguiu em 2009. Outra novidade pode ser o Fluminense, de Joinville, que disputa a Liga amadora local e também pode se profissionalizar. 

Outro clube que esteve representado é o Atlético Guarani, de Lages. Nos anos 60, o Guarani fazia o clássico Gua-nal contra o Inter, mas, há mais de três décadas está longe dos gramados catarinenses.

A reunião definitiva sobre a Série C estadual será em 5 de maio. A competição deve começar em agosto, e o presidente da FCF, Delfim Peixoto, alertou os clubes de que não abrirá exceções em relação aos prazos para os clubes que tem débitos regularizarem suas pendências bem como em relação as adequações dos estádios.

“Espero que possamos fazer uma Série C melhor do que em 2013 e que os clubes se preparem melhor e se estruturem mais para buscar uma vaga na Série B”, disse o Presidente da FCF

Os 14 interessados até o momento:

Blumenau, Jaraguá, Barra-BC, Pinheiros, Navegantes, Curitibanos, Joaçaba, Operário de Mafra, Atlético Guarani de Lages, Acadesf, Real Sport, Santa Catarina, Juventus de Seara e Fluminense de Joinville. 

Fonte: futebolsc.com