Ruas que desviarão tráfego receberão melhorias
A prefeitura de Joaçaba trabalha para garantir o início das obras no Acesso Adolfo Zigelli, que será completamente remodelado desde seu início até a BR-282, nas proximidades do novo terminal rodoviário. Na semana que passou mais uma doação de terreno foi efetivada dentro do cronograma que também prevê desapropriações. O terreno doado pertencia a uma empresa que fica as margens do acesso.
A empresa Viga, que foi a vencedora da licitação, está realizando um planejamento para decidir quando a obra será iniciada e em que ponto do acesso. O estudo deverá ser entregue nesta semana e a partir deste momento serão feitas reuniões com as empresa de água, energia e telecomunicações para que eventuais obras possam ser feitas com antecedência. As obras de esgoto, por exemplo, serão realizadas pelo Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (SIMAE) de forma conjunta, para que não haja a necessidade de se abrir a pista após o asfalto colocado.
A obra do acesso está prevista para ser concluída em 18 meses. Uma grande preocupação neste período é como desviar o tráfego intenso de veículos. A prefeitura definiu que serão duas alternativas, a principal pela atual ligação da Vila Pedrini com o bairro Anzolin, que ainda não é pavimentada. A outra é a Augusto Albugeri, que liga até os bairros Boa Vista e Monte Belo.
Na primeira opção, a rua Amábile Falavigna, serão feitas obras da rede coletora de esgoto e também de asfaltamento de todo o trecho. Já na Augusto Albugeri, que tem uma pista pavimentada, mas muito irregular, a prefeitura realizará o asfaltamento.
Uma novidade anunciada pela prefeitura é que a rua Rua Achiles Pedrini, na Vila Pedrini, também será asfaltada. Segundo o prefeito Rafael Laske, será uma forma de desviar o trânsito de quem vai para a Unoesc pelo bairro Cruzeiro do Sul.
A revitalização do acesso Adolfo Ziguelli compreende 2,5 km de extensão e contará com calçadas, pista de ciclovia e uma terceira pista, que contemplará desde o trevo de entrada da Vila Pedrini, até a empresa Idugel, localizada próximo a BR-282. Serão investidos na revitalização do acesso mais de R$ 9 milhões.
Fonte: ederluiz.com