Foi o primeiro encontro comandado pela nova mesa diretora, composta, neste ano, pelo vereador José da Rocha, do PSDB, como presidente, auxiliado por Gustavo Gschwendtner, como vice, tendo como secretário Róbson Fléck e segundo secretário Ademir Concatto.
A sessão contou com a participação dos vereadores mirins, Jenifer Sipp e Guilherme Passold. Na oportunidade, três projetos de autoria do Executivo deram entrada e foram baixados à comissões. O primeiro deles versa sobre o critério da nomenclatura de ruas, vias, logradouros, praças e monumentos municipais.
O segundo projeto, de Lei Complementar, trata do Plano de Cargos e salários do município, especificamente tratando dos cargos de auxiliar de enfermagem e auxiliar de pedreiro.
O terceiro projeto que deu entrada na casa, ontem, e foi baixado às comissões, trata do parcelamento de débitos e dívidas para com o município. O texto prevê, inclusive, a realização de um mutirão de renegociação de dívidas.
Durante a palavra livre se pronunciaram os vereadores Robson Fleck e Soraya Aparecida Boesing Juchen. Fleck falou de sua indicação à liderança do governo na casa, e retomou os números da administração municipal em 2013. O vereador destacou a readequação das folhas de pagamento do Executivo, detalhando os percentuais investidos em cada pasta da administração, bem como a arrecadação total do município, no ano anterior.
Conforme o líder do governo na câmara o bom desempenho da administração municipal se deve, principalmente, ao planejamento.
A Vereadora Soraya Juchen, por sua vez, parabenizou a mesa diretora, e ao vereador Robson Fleck, pela liderança do governo também neste ano de 2014. Soraya lembrou também na tribuna a solenidade de posse da Câmara Mirin, que acontece nesta terça-feira, a partir das 19:30 horas.
A vereadora também comentou acerca dos ofícios encaminhados à parlamentares, tratando da precária cobertura da telefonia celular no município. De acordo com ela, as solicitações têm gerados resultados.
Os vereadores Gustavo Gschwendtner, Marcelo Brandalise e Ledir Luvison, parabenizaram a nova mesa diretora formada. Gschwendtner também destacou a indicação de Ledir Luvison à liderança do PMDB na casa.
Luvison, por sua vez, também chamou a atenção para a conservação das vias do trecho entre Treze Tílias e Iomerê. Conforme ele se faz necessária a manutenção daquela estrada, já que o asfaltamento deve demorar.
O Presidente da casa, em entrevista à Tropical FM, falou do desafio de presidir a casa. José da Rocha destacou que pretende servir ao município e aos munícipes, prestando um bom trabalho.
O legislativo de Treze Tílias se reúne novamente na próxima segunda-feira, dia 10, a partir das 19:30.
Fonte: Rádio Tropical FM