Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: XXIV Romaria Penitencial a Frei Bruno acontece no dia 16 de março

Associação Amigos de Frei Bruno prepara 
instalação de um museu em tributo ao religioso.

A Catedral Santa Terezinha de Joaçaba organiza a realização da 24ª edição da Romaria Penitencial de Frei Bruno. O evento religioso, um dos maiores da região Meio-Oeste, reuniu no ano passado cerca de 40 mil fieis, 
segundo estimativa da Polícia Militar.

Em 2014 a romaria será realizada no dia 16 março (domingo), com saída da Catedral às 08h rumo ao jazigo no cemitério municipal Frei Edgar, localizado na avenida Caetano Natal Branco.

Na Quaresma também haverá celebrações na Catedral Santa Terezinha. Nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados haverá missa às 19h. Nas quartas-feiras missa às 15h. Nas sextas-feiras missa às 07h e Via Sacra às 19h. Na primeira sexta-feira do mês haverá missa do Sagrado Coração de Jesus às 15h. E aos domingos missa às 08h e às 19h.

No ano passado a romaria de Frei Bruno teve como líderes o bispo diocesano, Dom Mário Marquez, o pároco da Paróquia Santa Terezinha, padre Paulo Ramos da Silva, e outros religiosos, entre eles Estevão Ottenbreit, vice-postulador no Brasil com sede em São Paulo e Frei Alex Sandro Cianoscki – vice postulador de Xaxim. Frei Estevão é o responsável pelo processo de beatificação de Frei Bruno, que está em andamento no Vaticano. Na chegada ao jazigo onde está enterrado Frei Bruno os fieis participam de uma missa campal, provenientes de diversas cidades de Santa Catarina e de outros estados. São diversas histórias de amor, devoção e fé pelo religioso.

Preparativos

Segundo a presidente da Associação Amigos de Frei Bruno, Alcione Weiss, a expectativa é que o número de fieis de 2013 seja superado na romaria deste ano. “A gente até por iniciativa sempre acata, mas eu espero que neste ano seja um pouquinho mais, mas se vier as 40 mil vai ser bom”. Weiss comenta que o conselho organizador da romaria esteve reunido na semana para tratar dos preparativos para a romaria.

Ela destaca que até o momento foram providenciadas as lembrancinhas da romaria e a distribuição de cartazes sobre o evento. Um novo encontro está marcado para a próxima terça-feira (25), logo após a realização da missa que marcará 54 anos da morte de Frei Bruno. A missa inicia às 19h na Catedral Santa Terezinha. “Essa nova reunião do conselho será para definição dos detalhes como instalação de som, voluntários, estrutura”. A presidente da Associação Amigos de Frei Bruno frisa que também está fazendo contato com restaurantes para atender a demanda de fieis de outras cidades, a fim de providenciar lugar suficiente para que os romeiros façam suas refeições. “A romaria em si é a romaria, então o que acontece há mais para nós é muito bom”, aponta referindo-se ao processo de beatificação de Frei Bruno.

Recentemente membros do Tribunal Eclesiástico, responsável por analisar e selecionar elementos para serem encaminhados a Roma, foram apontados sinais claros de milagres atribuídos ao religioso. Weiss adianta que o histórico da vida de Frei Bruno, em formato de livro, e que foi anunciado em Joaçaba durante a instalação do Tribunal Eclesiástico, deverá ser lançado durante a romaria. Conforme Alcione Weiss, o documento é importante para reforçar a tese da beatificação de Frei Bruno. O livro, elaborado por um pesquisador, será encaminhado também ao Vaticano. “A gente tem a expectativa de que tudo dê certo, apesar de ter chovido nas outras duas vezes, mas os devotos não desistiram, continuaram caminhando, e que os romeiros saiam felizes de Joaçaba e com a fé renovada”, estima.

O livro que conta a biografia de Frei Bruno vai se chamar “Frei Bruno Linden – Tudo para Todos”, que é uma frase conhecida de São Paulo e teve início após a Romaria de Frei Bruno, em 2011. Frei Clarêncio foi indicado para escrever a biografia de Frei Bruno, ele vive no estado do Espírito Santo, na capital Vila Velha.

O livro terá cerca de 300 páginas, a um custo 
que pode variar de R$ 15,00 a R$ 20,00.

Museu


A presidente da Associação Amigos de Frei Bruno, Alcione Weiss, salienta que está sendo organizada para depois da romaria a instalação de um museu em tributo a Frei Bruno. “Era para ser durante a romaria, mas como não deu vai ter que ser depois, mas isso já está definido”. O museu ficará junto à Catedral, embaixo da sala da reunião, e deverá ser outro atrativo além do monumento localizado no bairro Flor da Serra em Joaçaba.


Fotos: Paula Patussi/JDV

Fonte: Michel Teixeira - Jornal Diário do Vale