Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Unidade de Saúde na Avenida XV de Novembro deve horário estendido a partir de março

Técnicos de enfermagem que participaram 

do processo seletivo não alcançaram as 

notas mínimas para aprovação, atrasando 

o início do horário estendido.

Uma empresa contratada pela Prefeitura de Joaçaba realizou no primeiro final de semana do mês de fevereiro um exame para processe seletivo de contratação de profissionais da área de saúde que irão trabalhar no horário estendido da Unidade Central de Saúde, localizada na Avenida XV de Novembro, das 17h30min às 23h30min, de segunda-feira até sexta-feira. Mas, a Secretaria de Saúde teve que adiar os atendimentos.

De acordo com Marcos Weiss, vice-prefeito e secretário de Saúde o adiamento se deve ao fato dos técnicos em enfermagem não atingirem a nota mínima, exigido na seleção. “Para nossa surpresa e infelizmente os técnicos de enfermagem, dessa categoria profissional não tivemos nenhum classificado. Classificamos os cinco médicos necessários, cinco enfermeiros, os motoristas do quadro próprio da prefeitura, mas nenhum técnico em enfermagem se habilitou”, ressaltou Weiss.

            Após o resultado, a Secretária de Saúde realiza uma chamada pública, onde os profissionais deverão ser contratados através de currículo, mas de profissionais que se inscreverem no processo. O prazo para inscrição vai até sexta-feira (21), na própria secretaria. “Passando o prazo recursal de três dias úteis, após essas inscrições que vai até o dia 26 de fevereiro, do chamamento público, para que imediatamente a partir dessa seleção possamos montar as equipes, começar a trabalhar e melhor atender a população. Em função do carnaval e o feriado, devemos iniciar o atendimento do horário estendido do pronto atendimento no dia 5 de março”, explica Weiss. “Não tinha como iniciar o atendimento sem as equipes formadas. Chegamos a imaginar nossos profissionais trabalharem com horas extras, daqueles que estão contratados. Mas hoje não posso trabalhar mais que duas horas extras diárias. Então optamos em fazer esse atendimento com todas as equipes funcionando. Nós fizemos todo o processo formal de seleção, mas agora depende de trazer os técnicos de enfermagem, para daí iniciar os trabalhos normalmente”, salientou.

            Ainda conforme o vice-prefeito, as vagas para contratação para profissionais atuarem na Unidade Central de Saúde são: um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e também um motorista.

“Esse horário estendido será para atendimentos ambulatoriais, pequenas suturas, e atendimentos em que as pessoas às vezes procuram a emergência do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) e não são casos de urgência. Apostamos que este será um ótimo programa, dando maior respaldo naquilo que as pessoas precisam que é um bom serviço e atendimento de saúde fora do horário de expediente nos postos de saúde da cidade”, explicou Weiss.  

Saiba mais - A intenção da Secretaria de Saúde era de oferecer o horário especial a partir da segunda quinzena de janeiro. A Câmara de Vereadores de Joaçaba aprovou no dia 19 de dezembro de 2013 a lei que trata da criação do Programa Pronto Atendimento Ambulatorial e que amplia o atendimento das 17h30 às 23h30min o horário de funcionamento da Unidade Central, localizada na Avenida XV de Novembro, com a possibilidade de atendimento depois que as unidades de saúde nos bairros encerram as atividades.

A medida vai contribuir a princípio desafogando o setor de emergência do Hospital Universitário Santa Teresinha (HUST).

Fonte: Giuliano Pedroso - Jornal Diário do Vale