Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Ensaios técnicos Avenida do Samba reúne grande público

Os ensaios seguem esta quarta-feira (26). Já na quinta-feira (27) acontecem as passagens de som, na ordem do desfile.
Na primeira noite de ensaios técnicos realizado na noite de segunda-feira (24) um bom público compareceu na Avenida XV de Novembro, conhecida como avenida do samba. Acadêmicos do Grande Vale, Escola de Samba Aliança e por último a Vale Samba, já revelaram o que devem apresentar nas duas noites de desfile, marcados para sábado (1º) e segunda-feira (3) de março.

Os ensaios técnicos que até a quarta-feira, dia 26, das 19 às 22 horas. São abertos à comunidade e é nessa hora que as escolas ensaiam a comissão de frente, a bateria, mestre-sala e porta bandeira.

            Idosos, homens, mulheres, adolescentes e crianças entraram no ritmo da folia e acompanharam o primeiro ensaio que marca o início da grande folia nacional, que é o carnaval.

Para Carlos Fett, carnavalesco da Escola de Samba Aliança, foi dada a largada para o maior espetáculo da região, os desfiles das escolas de samba de Joaçaba e Herval d’Oeste. “O ensaio técnico é muito importante para afinar os detalhes. É uma pena que não temos mais espaço para participar desses ensaios. Não querendo comparar, mas no Rio de Janeiro, eles fazem ensaios técnicos desde janeiro. Lá eles têm um tempo melhor. Aqui são apenas dois ensaios, mas já ajudam e é melhor que nada. Há alguns anos não tínhamos esses ensaios e ajuda em tudo, até perder aquele medo, aquela sensação ruim que da na famosa curva do Hemosc que entra na avenida XV de Novembro - lotada. Parece que está todo mundo te olhando. Isso quebra um pouco daquele nervosismo”, revelou Carlos Fett.

            Ajustar os detalhes da comissão de frente, bateria, samba enredo, mestre-sala e porta-bandeira, são alguns dos requisitos que necessitam de ensaios, para que nada sai errado na noite do desfile oficial. “Cronometramos o desfile e damos atenção a detalhes da apresentação e ao local das cabines dos jurados. Os ensaios fazem parte da grande produção que é o carnaval da cidade. É hora de dar atenção a harmonia, e fazer todos cantarem o samba enredo”. “Damos atenção a evolução que conta importantes pontos. E conseguimos afinar isso nos ensaios técnicos”, declarou Carlos Fett.

A Aliança entrará literalmente com um carro na comissão de frente que leva a assinatura de Rafael Hoffelder.  O presidente Júnior de Sá e o carnavalesco Carlos Fett acompanharam tudo de perto. Destaque para as vestimentas usadas no ensaio técnico pelos três casais mostrando muita beleza e o verde e branco da escola.

O público presente a avenida começou a se familiarizar com os sambas e vibraram com as figuras conhecidas do carnaval. Na Acadêmicos do Grande Vale, Jorge Zamoner comanda a escolas com apoio de Júlio Alberguini na comissão de frente formada apenas por meninas e que demonstrou confiança na execução da coreografia.

Saionara Henrique, de 46 anos, revelou que teve que emagrecer cinco quilos para voltar à avenida, desta vez como madrinha da bateria da Acadêmicos do Grande Vale. “É só começar a bateria que eu fico toda animada. É um ano diferente do outro e toda a vez que a gente entra na avenida parece ser a primeira vez que você está entrando para desfilar”, disse.  “Tive que emagrecer para estar em forma na avenida. Sou bem exigente com toda a preparação do carnaval, com minha fantasia, meu corpo. Eu comecei na Vale Samba onde fiquei cinco ano anos como madrinha da bateria. Teve o concurso em 2007 para rainha da Escola de Samba Unidos do Herval que eu venci. Lá desfilei até 2010. Fui embora para Passo Fundo e como voltei, a Acadêmicos do Grande Vale, através do Jorge Zamoner, me convidaram para ser a madrinha da bateria e vamos fazer uma grande apresentação”, destacou Saionara.

A Vale Samba também entrou na avenida sob o comando do carnavalesco Hernane Siqueira. A azul e branco também entrará na avenida com alegoria na comissão de frente. Destaque para a família Lima na bateria da azul e branco – Ingrid Lima é a rainha, o pai Augusto um dos intérpretes e o irmão Igor um dos ritmistas.

Na terça-feira (25), a Unidos do Herval apresentou o samba enredo na avenida, e quem voltou para mais um ensaio foi a Escola de Samba Aliança. Na quarta-feira (26) será a vez de Vale Samba e Unidos do Herval com início às 20h.


Já na quinta-feira (27), acontecem as passagens de som, na ordem do desfile: Acadêmicos do Grande Vale, Aliança, Vale Samba e Unidos do Herval, também às 20h. 




Fonte: Giuliano Pedroso - Jornal Diário do Vale