Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Agricultores fazem abaixo assinado pedindo melhorias para as estradas do interior

Documento com 300 assinaturas será entregue ao prefeito nesta quarta-feira

A administração municipal de Joaçaba deverá receber na tarde desta quarta-feira (05) um abaixo assinado de agricultores que pedem melhorias para as estradas do interior.O documento 
foi entregue ao vereador Almir Pastore (PSDB) que durante o mês de janeiro realizou um levantamento que revelou a situação nas principais comunidades. As assinaturas foram coletadas por lideranças de várias comunidades, entre elas de Pato Roxo, Santa Helena, Linha Abáti, KM 16, Caraguatá. “Minha preocupação é com o péssimo estado de conservação e existem estradas que estão alí há mais de 4 anos sem sua recuperação” destacou o vereador.

  O abaixo assinado foi assinado por mais de 300 agricultores, representando famílias que residem na maioria das comunidades. Almir Pastore entende também que estradas que foram recuperadas pela administração em 2013, já estão precisando novamente de manutenção e conservação. Na avaliação do vereador a Secretaria de Infraestrutura está com um parque de máquinas reduzido e e com o atual maquinário não conseguirá atender a demanda.

O que diz a prefeitura
  O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e de Agricultura, Jorge Ronaldo Pohl, disse que a administração reconhece as dificuldades e problemas apontados pelos agricultores que surgiram principalmente por causa das chuvas registradas em janeiro que prejudicaram o trabalho de conservação que havia sido iniciado. Outra preocupação do secretário é com o trânsito pesado de caminhões. “Cada vez mais o trânsito pesado de caminhões faz com que haja um novo planejamento quanto a conservação/manutenção. Hoje o padrão que temos adotar em se tratando de obras é outro em razão do tráfego pesado dos veículos das agroindústrias” avaliou Pohl. Segundo ele existe uma determinação do prefeito Rafael Laske para que seja dada prioridade ao trabalho de recuperação das estradas principalmente na região de Santo Antônio do Caraguatá, Pato Roxo e Nossa Senhora das Graças onde a situação é mais crítica. Com a chegada de novos equipamentos o trabalho deverá ser intensificado. O município aguarda o repasse de uma motoniveladora e um caminhão trucado por parte do Governo Federal. Além disso, está sendo agilizada a compra de um rolo compactador.


Fonte: Rádio Catarinense