Encerra na sexta-feira, dia 28, o prazo de inscrição para quem deseja participar do Ciclo de Formação para Atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina. Educadores das redes pública e privada, professores das instituições de educação superior, das Gerências Regionais de Educação e especialistas em educação especial podem se inscrever. Os alunos também podem participar cadastrando-se na plataforma para assistir as web conferências e palestras, ler os documentos e enviar sugestões pela plataforma.
No ato da inscrição, no site www.propostacurricular.sed.sc.gov.br, os profissionais podem escolher entre as duas formas de participação: uma para o Grupo de Produção, que vai atuar em encontros presenciais, e a outra, como contribuintes do texto final da Proposta.
O assunto foi debatido em encontros realizados na semana passada na Unoesc Joaçaba, na Unoesc Xanxerê e na Unoesc São Miguel do Oeste, com a presença do diretor de Educação Superior da Secretaria de Estado da Educação, Gilberto Agnolin. Conforme divulgado pela Secretaria de Estado, o trabalho prevê a produção de cadernos curriculares, com abordagens transversais e interdisciplinares, além da distribuição dos documentos elaborados pelos educadores a todas as escolas de Santa Catarina.
O ciclo envolverá cinco web conferências e cinco seminários presenciais para debater quatro temáticas a serem consideradas na atualização da proposta curricular: interlocução das diretrizes curriculares nacionais para Educação Básica com a Proposta Curricular Catarinense; direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento na Educação Básica e os elementos estruturantes das áreas do conhecimento; conteúdos necessários à elaboração dos conceitos para cada etapa de desenvolvimento da formação básica; temáticas da diversidade integradas às áreas do conhecimento numa dimensão interdisciplinar e contextualizada.
O ciclo de formação é realizado em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), instituições de educação superior, Associação das Mantenedoras das Escolas Privadas, o Conselho Estadual de Educação (CEE) e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
A Proposta Curricular
A Proposta Curricular de Santa Catarina é um documento que visa a nortear a prática pedagógica dos educadores. Foi publicada pela primeira vez em 1991 e, desde então, vem sendo tema de discussões que buscam o aprofundamento de seus pressupostos teórico-metodológicos e a sua consolidação na prática pedagógica. Com a homologação as novas Diretrizes Curriculares Nacionais voltadas à diversidade – que contemplam novas temáticas como educação do campo, especial, ambiental, educação para as relações étnico-raciais, quilombolas e indígena – faz-se necessário agregar essas novas demandas à proposta catarinense.
Uniedu e Proesde
As reuniões realizadas em Joaçaba, Xanxerê e São Miguel do Oeste também abordaram o Programa de Bolsas de Estudo da Educação Superior de Santa Catarina (Uniedu) e o Programa de Educação Superior para Desenvolvimento Regional (Proesde).
O Uniedu tem o objetivo de dar unidade aos programas de bolsas de estudo executados pela Secretaria de Estado da Educação. Todos os estudantes de graduação que desejam concorrer a bolsas de estudo e de pesquisa financiadas com recursos do Governo do Estado precisam se cadastrar no programa até o dia 10 de março, acessando o site www.uniedu.sed.sc.gov.br.
O Proesde é um programa que integra o Uniedu e pretende contemplar estudantes universitários de todos os municípios, matriculados em cursos considerados prioritários para o desenvolvimento de cada região. Além de receber a bolsa de estudo no valor de 70% da mensalidade da graduação, os alunos contemplados participarão gratuitamente de um curso de extensão em Desenvolvimento Regional.
Fonte: Assessoria de Imprensa