PIB do quarto trimestre do ano surpreende positivamente com expansão de 0,7%, informa o IBGE
A economia brasileira cresceu 2,3% em 2013 na comparação com o ano anterior, conforme dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar das especulações de um possível resultado negativo no quarto trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou expansão de 0,7%, o segundo melhor resultado do ano.
Em valores correntes, o PIB brasileiro de 2013 alcançou R$ 4,83 trilhões.
O crescimento de 2013 deve-se principalmente ao bom desempenho do setor agropecuário, que mostrou ampliação de 7% no ano. Serviços alcançaram expansão de 2%, enquanto a indústria teve alta de apenas 1,3% na comparação com 2012.
O resultado do PIB anual veio próximo às projeções dos economistas. O último boletim Focus, elaborado pelo Banco Central ouvindo analistas do mercado financeiro e divulgado na segunda-feira, apontava alta de 2,28% para 2013. O IBC-Br, outro indicador do Banco Central que tenta ser fazer um antecipação mensal do PIB, apontou elevação de 2,52% no ano passado. Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, recentemente projetou uma expansão de 2,5% para economia brasileira em 2013.
A surpresa foi em relação ao desempenho do quatro trimestre do ano passado, uma vez que vários analistas chegavam cogitar resultado negativo ou quase igual a zero. Apesar de modesta, a alta de 0,7% nos últimos três meses de 2013 foi puxada basicamente pelo setor de serviços, que cresceu também os mesmos 0,7%. No mesmo período, a agropecuária teve crescimento nulo e a indústria apresentou decréscimo de 0,2%.
Fonte: ZERO HORA