As melhorias fazem parte do Crema. Investimentos
são feitos por parte do Governo Federal e chega ao
valor de aproximadamente R$ 141 milhões.
Foto: Giuliano Pedroso/Jornal Diário do Vale
são feitos por parte do Governo Federal e chega ao
valor de aproximadamente R$ 141 milhões.
Em Herval d’ Oeste, as melhorias são viabilizadas com a instalação de uma alça de acesso. |
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) está investindo na melhoria nos trevos de acessos a Herval d’Oeste e Catanduvas, na BR 282, em Irani, Jaborá e Caçador na BR 153. As melhorias fazem parte do Crema - O mecanismo que garante esta modalidade de terceirização é o Contrato de Reabilitação e Manutenção de Rodovias. “Foi feita uma licitação única para cada interseção. São obras de extrema importância e necessidade. Esses serviços do Crema contemplaram em grande parte dos problemas que nós temos na região. O DNIT está fazendo um estudo de viabilidade técnica para melhorar ainda mais nossa região. Exemplo disso é Campos Novos, o trevo de acesso a localidade de Tupitinga, estamos estudando a implantação de um viaduto. No trevão do Irani, fazendo projetos para futura licitação de um viaduto e não ter mais esse cruzamento em nível. Cruzamento em dois nível é muito mais seguro”, declarou Ronaldo Carioni Barbosa, superintendente do DNIT no meio-oeste.
Os trevos de acesso que estão recebendo melhorias são: No KM 375 da BR 282 em Herval d’Oeste, KM 406 da BR 282 em Catanduvas, finalizando o trevo de Caçador no KM 11 da BR 153, além do KM 66 que acesso ao município de Irani e o KM 89 também na BR 153 que vai entre Jaborá e a localidade de Caximbo, em Concórdia.
Em Herval d’ Oeste, as melhorias são viabilizadas com a instalação de uma alça de acesso, que amplia a via do lado de Herval d’ Oeste, próximo do Distrito Industrial I, já implementado e a uma nova área industrial. Além disso, trabalhos de sinalização, iluminação e pintura devem ocorrer no local que também atenderá a linha Boa Esperança. “Em Herval d ‘Oeste ainda estamos em obras. Iniciamos as obras ainda no ano passado e nesse primeiro semestre vamos finalizá-los. Temos ainda algumas situações para resolver, mas a empresa está trabalhando e acredito que o mais rápido possível nós vamos atender ao pleito daquele município”, explica Ronaldo. “Em Catanduvas já pavimentamos uma alça, estamos desviando o trânsito e devemos concluir o acesso ainda no primeiro semestre”.
“Em Irani, no KM 66 nós tínhamos um problema de segurança de acesso aquela cidade e tínhamos um compromisso assumido com os motoristas daquela região. Lá nós estamos praticamente finalizando os trabalhos de melhorias. Temos apenas que concluir a iluminação e entregar o trevo ao município”, salienta Ronaldo. “No acesso a Caçador, no KM 11 já estamos com o trevo em fase de conclusão. Esses dois trevos de Caçador e Irani devemos entregar a obra em cerca de 15 dias. Já neste ano iniciamos o trevo de acesso a Jaborá- Caximbo, que é no KM 89”, explicou o superintendente
Restauração das rodovias da região.
A Superintendência do DNIT em Joaçaba, é responsável por cerca de 297 quilômetros de rodovias federais no meio-oeste e oeste catarinense. As rodovias são as BR 282, 470, 153. “A empresa que está para nos ajudar na supervisão da obra, ela tem a incumbência de rever os projetos de restauração do pavimento que foi elaborado ainda em 2009. Então tem muita defasagem em relação a 2014, daí essa empresa está estudando os projetos para verificar a necessidade de um reforço ou um aumento da área de intervenção. Muitas vezes o problema que existia em 2009, hoje estendeu um pouco mais. Temos um valor para restaurar isso provavelmente aumentou um pouco. Então a empresa está quantificando isso para que façamos uma restauração completa dos nossos pavimentos”, enfatizou Ronaldo.
“O prazo esperado é que dentro de três anos o estado todo receba as devidas melhorias em suas rodovias”, salienta Carione.
Para o superintende as rodovias federais que cortam o meio-oeste são consideraras em boas condições, porem devem receber melhorias para deixá-las em condições ideais para o trafego de carros e caminhões. “Nós temos um programa que deve entrar esse ano que é chamado de BR Legal que serve para sinalizar as nossas rodovias. Com o Crema e o BR Legal nós teremos rodovias pavimentada, para que dure pelo menos 10 anos. Teremos sinalizações novas também com refletibilidade. Muitas placas que temos nas rodovias não refletem conforme tem que refletir pois são antigas. O DNIT quer substituir todas as placas de sinalizando tanto vertical como horizontal para melhorar ainda mais a segurança dos usuários”, finalizou Ronaldo.
Crema
O programa atende a restauração e melhorias das BRs de todo país. Estão incluídas obras de recuperação do atual pavimento, compreendendo fresagens contínuas e descontínuas; recomposição da capa asfáltica; recuperações de acostamentos; execuções de terceiras faixas; drenagens; sinalizações horizontais e verticais; execuções de defensas; execuções de interseções; recuperações de instabilidades de taludes, dentre outras.
O investimento é feito todo por parte do Governo Federal e chega ao valor de aproximadamente R$ 141 milhões. A empresa contratada - SETEP de Criciúma – que realizará as obras por três anos e que também fará a manutenção das rodovias por dois anos.
Foto: Giuliano Pedroso/Jornal Diário do Vale