Quando se houve na mídia que um lixo hospitalar foi descartado incorretamente gera indignação, mas esquecemos de que cada um de nós tem que dar o destino correto aos medicamentos vencidos ou que
estão em desuso que temos em casa.
No Brasil, mais de 90% da população joga seus medicamentos vencidos no lixo ou no vaso sanitário, e alguns ainda, colocam no lixo comum. Ao fazermos isso estamos contaminando a água e o solo. Quando descartamos de forma correta contribuímos para que o meio ambiente seja melhor e mais seguro não apenas agora, mas também para as futuras gerações. Além disso, crianças e pessoas desavisadas podem ser envenenadas com os medicamentos descartados de forma imprópria. Os medicamentos vencidos ou em desuso, em suas embalagens originais ou não, devem ser levados para locais de coletas específicos.
A Unimed Videira desde 2011 tem recebido estes medicamentos e, através de uma empresa com certificação ambiental, dá o destino correto aos mesmos. Desde o início do projeto já recolheu 364Kg de medicamentos que deixaram de contaminar o meio ambiente.
Ajude a Unimed a evitar a contaminação do meio ambiente, entregue seus medicamentos vencidos ou em desuso em um dos pontos de coleta.
Unimed Videira: Rua Veneriano dos Passos, 229 - Centro - Videira (SC)
Centro de Consultórios Unimed: Rua Osvaldo Cruz, 73 - Centro - Videira (SC)
Unimed Fraiburgo: Rua Brasil, 31 - Centro - Fraiburgo (SC)
A Dra. Magaly Vaz de Souza fala mais sobre a importância do descarte correto de todo medicamento vencido ou que não se use mais.
Fonte: Rádio Videira AM