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Consumo de pães aumenta

E empresa de Joaçaba aposta na criatividade e 
variedade para continuar atraindo os consumidores

Nos últimos anos o consumo de pães por parte dos brasileiros tem crescido consideravelmente. Um dos principais motivos é a inclusão de matérias-primas como a mandioca e milho, por exemplo, como outra opção para o trigo.


De acordo com pesquisas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), cada indivíduo consome anualmente cerca de 33,61 kg de pães. A pesquisa também revela que o principal ponto que faz com que a os indivíduos escolham a padaria x ou y é a proximidade de casa. Outro fator que tem feito as padarias aumentarem suas vendas é a preferência da maioria dos consumidores de levaram para casa, produtos prontos. Esse fator se deve à falta de tempo de se preparar o alimento após um dia de trabalho.

Atualmente o Brasil possui uma indústria de panificação para cada 3.550 habitantes e entre as principais tendências do setor estão a modernização das indústrias, a adoção de processos mais eficientes de fabricação, novas tecnologias, automatização e controle sobre a logística de produção, inclusão de produtos com maior valor agregado, informatização e investimentos em treinamentos. 

Investimento em pessoal

Pensando em individualizar e fidelizar clientes, uma empresa desse setor do município de Joaçaba investiu na contratação de um profissional com experiências em multinacionais da panificação e com cursos de padeiro, confeiteiro, atendimento ao cliente, cozinha portuguesa, entre outros.

De acordo com Pedro Paulo Silva da Cruz, padeiro contratado pelo Colmeia Center Supermercado, além de oferecer produtos de qualidade, a proposta é fazer com que a lancheria e padaria da empresa possa atrair não somente clientes que estão fazendo compras, mas que se torne uma referência, que eles possam entrar no supermercado para visitar o local.

Lanches e sucos temáticos

Uma das ideias do profissional é elaborar lanches e sucos personalizados e para épocas festivas, como, por exemplo, os que dão energia para foliões que irão curtir o carnaval, outros com alusão à copa do mundo e a promoção de festivais de cucas, focaccias e outras especialidades.


Ele alerta que o que existe de mais prazeroso no desempenho da profissão é poder elaborar produtos que além de encherem os olhos dos consumidores mesmo antes deles comerem, promovam a conquista através do paladar. “Uma compra inicia pelos olhos. Um produto bonito, bem montado e principalmente saboroso é o que define um bom de um ruim profissional e o que faz com que o estabelecimento passe a ser respeitado pelos consumidores”, ressalta Paulo.

Fonte: ederluiz.com