A chuva e o vento forte que atingiu Videira, na noite da última sexta-feira (7), destelhou casas em alguns bairros, derrubou árvores, deixou parte do município sem luz e causou alguns princípios de alagamentos em moradias.
Em Rio das Antas, uma chuva forte, acompanhadas de vento e granizo, assustou os moradores. No distrito de Ipomeia, as pedras que caíram se acumularam em vias públicas e em diversos locais.
Segundo o Cabo Peterrs do Corpo de Bombeiros de Videira, o mau tempo durou aproximadamente uma hora e a combinação de vários fenômenos, típicos para está época do ano, fez com que o número 193 não parasse de tocar.
Em Videira, foram utilizados 600 metros de lona em 17 residências atendidas pelos bombeiros. São Cristovão, Cibrazém, Vila Verde, Campos Experimental, Amarante, Sesi, Santos Dumont , Água Verde, Marafon, Matriz, Vinhedo do Velho Antonio e Panassolo foram alguns dos bairros atingidos.
No distrito de Ipomeia 50 casas tiveram os seus telhados danificados. Pelos menos 400 metros de lona foram usados pelos moradores. Em Rio das Antas todo o município ficou sem energia elétrica.
“Foram muitos chamados de urgência que chegaram para a nossa corporação. Todas elas, solicitando ajuda e lonas para cobrir residências que ficaram destelhadas. Muitos moradores estiveram aqui no quartel para buscar lonas” explicou.
O bombeiro destacou que o estoque de lonas se esgotou rapidamente e foi necessário o auxilio da Prefeitura de Videira, através da Defesa Civil. “Disponibilizaremos os nossos trabalhos para as famílias que precisarem de ajuda”, destacou na noite de sexta-feira, o coordenador da Defesa Civil Dinilso Gaio.
Em Videira, no sábado, dia 8, foram avaliados alguns pontos de deslizamentos e máquinas de obra poderão ser utilizadas para a retirada de terra, afirmou Gaio. Segundo as informações, um barranco caiu no bairro Morada do Sol e houve quedas de árvores nos bairros São Cristovão, Decarli e São Francisco.
A falta de energia que afetou o município videirense e algumas cidades da região só foi restabelecida por volta das 23h. Funcionários da Celesc - Centrais Elétricas de Santa Catarina – e equipes terceirizadas trabalharam na substituição de cabos caídos. Um possível raio atingiu a rede de energia elétrica no bairro Matriz danificou cabos que caíram em via pública.
Fonte: Rádio Vitória AM