Apesar de empresários do setor hoteleiro comemorarem o aumento da procura por leitos durante o carnaval, comerciantes e moradores do centro reclamam a realização da festa na praça
Após ser realizado longe do centro do município, a volta do Carnafolia para a Praça da Catedral Santa Terezinha, agrada o setor hoteleiro e divide opiniões dos moradores do entorno da praça e de comerciantes.
Os que mais comemoram o retorno da festa para o centro, são os empresários do setor hoteleiro que esperam que em 2014 a busca por quartos supere a do ano de 2013 que ficou abaixo do esperado para o período.
Em 2013 três dias antes do início do carnaval, cerca de 70% das vagas dos hotéis ainda estavam disponíveis. No final da festa a taxa de ocupação chegou a 75% dos leitos.
De acordo com Márcio Mayer, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joaçaba, o pacote para o carnaval que compreendido da sexta-feira anterior a festa até a quarta-feira de cinzas, comparando com o ano passado, não sofreu alterações significativas de preços em 2014.
Atualmente o município possui cerca de 500 leitos divididos em oito hotéis, chegando dois mil se somarmos os disponíveis em cidade vizinhas. A grande maioria dos turistas de fora vem de Curitiba, mas a cidade recebe visitantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e até de Brasília.
Opiniões divididas
A mudança do carnaval para a Sede do Clube 10 de Maio ocorreu no ano de 2011 após constantes reclamações por parte dos moradores do centro que alegavam que as ruas ficavam sujas, que o barulho não permitia que os mesmos dormissem, que as portas das residências eram usadas como banheiro, entre outros.
A realização dos desfiles das escolas de samba na Avenida XV de Novembro também causa polêmica principalmente entre os donos de estabelecimentos comerciais.
Ao contrário do que muitos pensam, a maior alegação dos comerciantes é que a montagem das arquibancadas na avenida com a interdição do trânsito faz com que o movimento e as vendas caiam durante os dias de carnaval.
Por outro lado, uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio - SC), entre os dias 11 e 15 de fevereiro do ano passado, revelou que no setor hoteleiro, foi contratada uma média de 2,5 funcionários temporários para o período e que cada turista permaneceu cerca de 3,5 dias hospedado em hotéis e gastou cerca de R$ 226,67 com diárias. O faturamento cresceu 25% em relação ao carnaval de 2012.
A pesquisa também constatou que 32% dos turistas estavam visitando a cidade pela primeira vez, 93% pretendem voltar no próximo ano e 98% disseram que recomendariam o destino para um amigo ou familiar.
Fonte: ederluiz.com