A corporação de Bombeiros Voluntários de Treze Tílias está passando por uma bateria de cursos para formação de bombeiros devido a inclusão de novos associados. Mesmo os atuais bombeiros participam do curso a fim de reforçar as técnicas e devido aprimoramento de protocolo de atendimento.
O curso está sendo ministrando pelo Centro de Ensino e Instruções da corporação de Bombeiros Voluntários de Caçador, a qual já é parceira da corporação de Treze Tílias desde a fundação. Neste final de semana, estiveram em Treze Tílias três instrutores de Caçador, sendo um deles, médico que atura no setor de emergência. Foi realizado o primeiro módulo dos quatro previstos: Abordagem primária e secundária da vítima, investigação de casos clínicos e trauma, Renimação Cardiopulmonar, atendimento a vítimas de engasgo e afogamento, emergências clínicas, avaliação física detalhada, técnicas de ventilação, imobilizações de fraturas e curativos, mobilização e transporte de vítimas de acidentes de trânsito e locais apertados, além de técnicas de retirada de vítima dos veículos utilitários e caminhões., Intercâmbio em Caçador.
O bombeiro voluntário Robson Luiz Zanatta, frisa que o último modulo será de suma importância para corporação,porque segundo ele, alguns dos bombeiros irão a Caçador para atuar em atendimentos na cidade, juntamente com os Bombeiros Voluntários de Caçador.
Zanatta informa que atualmente a corporação de Bombeiros Voluntários de Caçador atende em média 30 ocorrências por dia. Na opinião de Zanatta, isso trará um grande amadurecimento para a equipe de Treze Tílias. Ele salienta que a cidade não ficará desguarnecida pois as equipes que irão a Caçador farão escalas de revezamento
Dr. Juliano ministrando técnicas de ventilação
Instrutor Felipe repassando a técnica de desengasgo mundialmente conhecida como Manobra de Heimlich
Estações práticas de avaliação de cenário e vítima
Instrutor Giancarlo monitorando retirada com KED
Simulado de técnicas de retirada
de motociclista debaixo de veículos
Fonte: Rádio Tropical FM