Notícias do Novo Tílias News

Arquibancadas na XV de Novembro geram polêmica

A alegação dos motoristas é que a estrutura limita 
as vagas de estacionamento. Já os comerciantes consideram que as arquibancadas diminuem o 
fluxo de pessoas e as vendas caem

A falta de vagas de estacionamento no centro de Joaçaba sempre foi considerada pelos motoristas um dos piores fatores do trânsito no município. Com a proximidade do 
carnaval e durante a festa, as vagas diminuem ainda mais devido à montagem das arquibancadas na Avenida XV de Novembro.

Justamente pela estrutura montada para receber os foliões, a realização do carnaval no centro da cidade gera polêmica entre os motoristas e principalmente por parte dos comerciantes que possuem lojas ao longo da avenida.

De acordo com a motorista P. C., foi uma dificuldade na manhã de hoje encontrar estacionamento ao longo da Avenida XV de Novembro. A jovem, que trabalha no centro, alega que normalmente já é complicado estacionar nos dias de semana e que com as arquibancadas fica impossível conseguir uma vaga. “Tive que estacionar muito longe do meu trabalho. Se eu soubesse que seria um transtorno, teria vindo a pé”, reclama.

V. L., que também trabalha no centro da cidade e utiliza motocicleta, informa que com a montagem das arquibancadas na avenida, alguns motoristas que não conseguem parar os carros na via, acabam estacionamento nas vagas destinadas às motocicletas. 

Entre os comerciantes o descontentamento é ainda maior. L. C., que possui um comércio nas proximidades da prefeitura, alega que todos os comerciantes acham que a montagem das arquibancadas diminui o movimento no comércio. Ela também cita que nessa época as pessoas do interior que fazem compras no município evitam de vir a cidade e outros que são fregueses preferem comprar em outros locais onde eles conseguem parar os veículos. “Até as pessoas que andam a pé, deixam de vir comprar no centro devido a essa situação”, cita.

Para o comerciante, P. A., “durante os dias normais e com o uso funcionamento do estacionamento rotativo, parar no centro da cidade já é um caos, imagina com a montagem dessa estrutura”. Ele informa que durante o ano passado, enquanto as arquibancadas estavam sendo montadas, ainda haviam algumas vagas disponíveis. E esse ano, a empresa responsável por montar a estrutura, colocou faixas entre uma arquibancada e outra piorando ainda mais a situação dos motoristas.

Segundo informou Rita de Mattos, responsável pelo setor Administrativo do Estacionamento Rotativo, o trânsito em Joaçaba é dividido por setores. A avenida XV de Novembro comporta quatro setores. Nesse primeiro momento três desses setores já estão interrompidos, comprometendo cerca de 133 vagas. Até o final da festa e com o fechamento de outras vias, cerca de seis setores ficam interrompidos, diminuindo consideravelmente a arrecadação com a venda de cartões da área azul e consequentemente o número de vagas oferecidas aos motoristas.


A alternativa para motoristas que precisam estacionar no centro da cidade é utilizar as vagas das ruas Getúlio Vargas, Sete de Setembro, 13 de Maio e Salgado Filho.





Fonte: ederluiz.com