Arlete Grott, que assumiu, nesta segunda-feira, uma cadeira no legislativo de Treze Tílias, por trinta dias, durante o período de atestado da Vereadora Soraya Aparecida Boesing Juchen.
Soraya ausentou-se do legislativo, por trinta dias, para tratamento médico de sua filha, que recentemente realizou uma cirurgia de coluna. A vereadora deve retornar aos trabalhos em março.
Durante a sessão foi votado e aprovado, por unanimidade, o projeto de lei número 01 de 2014, que trata da nomenclatura de ruas, vias, logradouros, praças, monumentos e outros.
O projeto prevê que a nomenclatura leve em consideração nomes de pessoas que tenham contribuído, de forma significativa, com atos ou vivência, para a comunidade de Treze Tílias, bem como elementos da natureza, à exemplo dos nomes do Bairro Pôr-do-Sol e Jardim das Flores.
Conforme o vereador Robson Fleck o projeto para esta regularização vem em boa hora, já que está se ultimando o georrefereciamento no município, e que, portanto, conste nos dados cadastrais os nomes corretos de vias, ruas e etc, para serem utilizados a partir desse ano.
Ele lembrou também que efetuado o georreferenciamento o município terá um prazo de 180 dias para identificar, com placas, todas as ruas do município.
Duas indicações também deram entrada na casa, na noite de ontem. Elas são de autoria dos vereadores Gustavo Gschwendtner e Pedro Calza. A primeira indicação pede a construção de um passeio na descida do Ginásio de Esportes, bem como prevê a proibição de estacionamento de caminhões no local.
A segunda indicação de Calza e Gschwendtner refere-se a instalação de uma rede de contenção no muro de pedras da quadra de areia do Bairro Pôr do Sol. Ambos os vereadores justificaram suas indicações, argumentando a relevância de cada uma.
Conforme o Vereador Pedro Calza sendo o Ginásio de Esportes um órgão público deveria ser dado o exemplo, com a construção da calçada. Gschwendtner acrescentou que o local oferece risco, principalmente, às crianças, que praticam esportes no local, e se obrigam a utilizar a rua para se deslocar, sendo que muitas vezes caminhões também estão estacionados no local dificultando ainda mais, inclusive para os demais veículos.
Já quanto a rede de contenção, Gustavo Gschwendtner, observou que visa evitar acidentes, com o possível deslocamento de alguma das pedras do muro na quadra de areia do Pôr do Sol.
Na palavra livre o vereador também chamou a atenção para os recentes acontecimentos no setor esportivo. Conforme ele, na última semana, algumas brigas e desentendimentos foram registrados no Ginásio de Esportes, durante a realização dos jogos do Campeonato.
Gschwendtner destaca que os causadores dos desentendimentos são, praticamente, os mesmos de sempre, e, portanto, pede punições mais severas, para servir de exemplo e coibir a violência nas competições esportivas de Treze Tílias.
O vereador Ademir Concatto, na palavra livre, também abordou o tema das brigas nas competições esportivas, e pediu, aos responsáveis pelo Esporte no município, punição para todos e que sejam abrangentes, sem favorecimento de uma ou outra pessoa.
Concatto também comentou acerca da quantidade significativa de lixo nas ruas, vias, e até mesmo nos rios do município e região. Conforme ele a população precisa de conscientizar para preservar o meio ambiente, direcionando de forma consciente o lixo.
O vereador ainda questionou sobre a instalação da rede de água nas Linhas Jataí e Barraca. Conforme Concatto as famílias querem saber porque ainda não foi instalada, e anseiam por uma solução. Bem como sugeriu que se obtenha informações sobre a qualidade da água das comunidades de Linha Rosengarten e São Bento.Segundo ele pessoas têm comentado que a água não seria própria para o consumo humano.
Ainda abordando o assunto da água, Ademir Concatto levantou a questão da construção do esgotamento sanitário e da renovação do contrato com a Casan. Conforme ele a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento afirmou que até que não seja renovado o contrato com o município não prosseguirá com as obras de construção de esgoto.
Nas explicações pessoais, além dos vereadores Gustavo Gschwendtner e Pedro Calza que detalharam suas indicações, o vereador Ledir Luvison abordou algumas particularidades sobre o roteiro do transporte escolar, no Bairro Pôr do Sol e Loteamento Alpes das Tílias.
Luvison também solicitou melhorias nas duas entradas da rodoviária municipal, cujas ruas encontram-se com problemas. Pediu também o aumento do tamanho do quebra-molas em frente à creche, que desde a implantação do sistema de esgoto, ficou bastante reduzido.
Quanto à reclamação do mau cheiro exalado do esgoto próximo ao ginásio, o vereador Luvison destaca que o problema foi resolvido com o desentupimento do bueiro, na última sexta-feira.
O legislador levantou ainda o assunto da coleta de lixo. Conforme ele várias pessoas têm reclamado do atraso das coletas, ou seja, que a coleta não tem sido efetuada de maneira regular, o que ocasiona o acúmulo de lixo, na beira das estradas.
O Vereador Marcelo Brandalise, concordando com a temática levantada acerca da coleta de lixo, acrescentou a necessidade da melhoria dos suportes e embalagens de lixo. Conforme ele o lixo depositado na beira das estradas, sem a embalagem e o suporte correto, pode ser espalhado na rua por animais ou mesmo pelo vento.
Brandalise também destacou que será efetuada coleta de lixo nas comunidades do interior, três vezes, ao ano, com cronograma a ser definido, e, posteriormente, divulgado. Também informou que, nos próximos dias, será patrolada a estrada de Treze Tílias à Arroio Trinta
Pedro Calza, por sua vez, cumprimentou a vereadora empossada Arlete Grott, comentou suas indicações, feitas com o vereador Gustavo Gschwendtner, reforçando a questão das calçadas do município.
De acordo com ele o tema foi inclusive abordado nas redes sociais. Calza sugeriu que o município lidere uma padronização, estabelecendo, inclusive, prazos para que os munícipes coloquem em prática a legislação, e, portanto, providenciam a construção das calçadas.
O vereador enfatizou que Treze Tílias tem que ser boa e funcional para quem vive aqui e não somente para os turistas. Ele levantou ainda a questão do estacionamento de caminhões na rua do Ginásio Municipal, destacando que não se está cumprindo determinação do Ministério Público.
Pedro Calza chamou a atenção de tais assuntos e a responsabilidade da diretoria de trânsito do município. Conforme ele o Diretor de trânsito está há cinco anos no cargo e deveria circular pelas ruas do município, fiscalizando e se inteirando das problemáticas, para buscar soluções.
Robson Fleck comentou que as leis são criadas, outras recriadas, contudo, devem ser cumpridas, referindo-se à questão da coleta do lixo, das calçadas e do trânsito de Treze Tílias. Ele chamou a atenção para a conscientização da população e cumprimento das legislações.
O Presidente do Legislativo de Treze Tílias, José da Rocha, registrou a presença de vereadores mirins na sessão, bem como também parabenizou a vereadora Arlette Grott, pela vaga assumida ontem. A sessão contou também com a presença de funcionários da Casan de Treze Tílias.
Zeca Rocha retomou os assuntos abordados como a briga durante o Campeonato de futsal, a coleta de lixo no interior e a questão do estacionamento ao lado do Ginásio municipal.
Ele também destacou que foi encaminhado ofício à Polícia Militar do município, pedindo a intensa fiscalização, com relação à nova sinalização na esquina do antigo Hotel Áustria, que proíbe o acesso à direita na rua Tirol, bem como o acesso à avenida principal pela esquerda.
O Presidente da Câmara também anunciou que o Executivo de Treze Tílias, em parceria com um parlamentar, também conseguiu a destinação de mais três policiais militares para o município, que devem começar a atuar em breve.
O legislativo de Treze Tílias volta a se reunir na próxima segunda-feira, a partir das 19:30.
Fonte: Rádio Tropical FM