Sessenta agricultores assentados nos municípios de Água Doce, Catanduvas e Vargem Bonita, estão produzindo ameixas, figos e amoras, através da Cooperativa Central da Reforma Agraria de Santa Catarina. A iniciativa contacom patrocínio da Petrobrás, através do Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania e do Projeto Frutos da Terra.
A execução do projeto acontece através deparceria e o apoio da Coopermoc, Cooperativa Regional de Industrialização e Comercialização do Meio-Oeste Contestado.
O projeto está previsto para ser desenvolvido no período de dois anos com um desembolso de cerca de R$ 1.200.000,00 com recursos patrocinados pela Petrobras.
A execução do projeto iniciou em agosto de 2013. O coordenador do projeto Juliano Gomes, conta que todos os pomares já estão implantados. Segundo Gomes, além da implantação de pomares de frutíferas o projeto também prevê a implantação de uma agroindústria no município de Catanduvas no assentamento Santa Rita.
O projeto disponibiliza um engenheiro agrônomo, um técnico agrícola e um coordenador que fornecem suporte técnico aos produtores. Os produtores também recebem orientações sobre o mercado desenvolvido em conjunto com a UNOESC.
Juliano Gomes explica que a cooperativa conta com apoio e parceria das prefeituras municipais de Água Doce, Catanduvas, Vargem Bonita e entidades comoEpagri local e regional, INCRA, Coopermoc, ATER, Cooptrasc e a Unoesc de Joaçaba.
Fonte: Rádio Tropical FM