A Comunidade de Rondinha, no interior de Videira, foi palco no fim de semana de mais uma edição da festa que marca o início da colheita da Uva no município. A 21ª Edição da Vindima aconteceu nos dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro e foi marcada pelo resgate da tradição italiana através da comida, da dança e de jogos típicos, além da encenação da colheita da uva e de uma missa celebrada em italiano.
A promoção do evento foi da Prefeitura de Videira, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação de Moradores da Rondinha ( AMOR ). "Mais uma vez a Vindima foi um sucesso, por isso, a Administração está muito satisfeita e, pelos contatos que tivemos a população também gostou muito, o que prova que Videira prestigia os eventos que valorizam a cidade, sua cultura e seus moradores", destacou o prefeito Wilmar Carelli que participou da Vindima em vários momentos.
O secretário de Turismo e Cultura de Videira - Clemir Schmitt conta que a abertura das festividades aconteceu no dia 31 de janeiro com um jantar típico italiano abrilhantado pelo Conjunto Marca do Fole, com participação Especial de Olindo Cassol, da Cidade de Concórdia. A solenidade também foi marcada pela apresentação das Rainhas da Festa. Já no dia 2 de fevereiro, os organizadores preparam uma programação para dar continuidade ao projeto de preservação de costumes dos colonizadores. Para isso, elegeram o tema Jogos Italianos, envolvendo a disputa de um torneio com as modalidades de quatrilho, truco e bocha.
E a tradição dos imigrantes italianos não ficou apenas nos jogos típicos. Uma missa celebrada na língua original dos colonizadores e cantada pelo Coral Italiano "Cantemo La Mérica" de Videira emocionou o público, assim como a encenação da colheita, tal qual era realizada pelos pioneiros italianos. A encenação contou com participação especial de atores da Klic Produções Artísticas e Banda Mister Z. Durante todo o dia o público também pode visitar o Museu João e Josefina Zago, da Comunidade de Rondinha, com degustação de vinho doce e uva. "Foram momentos marcados pela típica alegria dos italianos com muita música, uva, vinho e comidas. Certamente a iniciativa emocionou os mais velhos que vivenciaram estes momentos e os mais novos que puderem conhecer como viviam seus antepassados", disse Schmitt.
Fonte: Silvia Palma
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Fotos: Pedro Schaitel