Videira vai sediar no próximo dia 18 de fevereiro a 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil - 2ª CIMPDC. O evento vai acontecer no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) e terá como tema “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”. A conferência municipal servirá como etapa preparatória da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil.
A Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil está sendo coordenada pela AMARP e será presidida pelo prefeito de Macieira e presidente da Associação, Emerson Zanella. Deverão participar prefeitos e representantes da Desfesa Civil dos 14 municípios membros da AMARP que são: Arroio Trinta, Calmon, Caçador, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Timbó Grande e Videira.
O secretário executivo da AMARP, Clóvis Biscaro que atua na organização do evento explica que a 2ª CIMPDC terá como objetivos:
I – Avaliar e apresentar a implementação das diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária – 1ª CNDC;
II – Promover, incentivar e divulgar o debate sobre
novos paradigmas para a proteção e a defesa civil;
III – Avaliar a ação governamental, em especial quanto à implementação dos instrumentos jurídicos e demais dispositivos trazidos pela Lei nº 12.608 de 10 de abril de 2012.
IV – Propor princípios e diretrizes para a implementação
da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil;
V – Promover o fortalecimento do Sistema
Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC.
VI – Fortalecer e estabelecer formas de participação e controle social na formulação e implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, inclusive do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONPDEC.
Durante o evento também serão elencadas propostas e serão eleitos delegados para a Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Fonte: Silvia Palma - Assessoria de Imprensa