Notícias do Novo Tílias News

13 mil alunos da região de Videira voltaram às aulas nesta quinta-feira

Esta quinta-feira, 13, foi muito especial para cerca de 13 mil alunos da região de Videira. Foi o dia de voltar às aulas, rever os colegas e se preparar para ano letivo de 2014. De acordo com a gerente regional de Educação, Rita de Cássia Soares, 20 escolas da rede pública estadual e o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) retomaram suas atividades.

“Diretores e professores acolheram os alunos nesse primeiro dia de aula. É um momento muito importante para todos, pois é início de uma jornada que há dias vem sendo planejada pela Gerência Regional de Educação (Gered) e pelas equipes pedagógicas das unidades escolares. Esperamos que seja um ano de muito aprendizado para todos”, declarou o secretário regional, Evandro Colle.

Na Escola de Educação Básica Governador Bornhausen, em Arroio Trinta, os alunos foram recepcionados com uma palestra motivacional. Temas relacionados aos valores, família e estudo foram abordados pelo secretário de Assistência Social de Treze Tílias, José Carlos Toporoski. Logo após, o projeto pedagógico da escola foi apresentado. O diretor da instituição, Renato Manentti, ressaltou que os gestores pedagógicos e os professores da escola realizaram todo o planejamento do ano letivo de 2014, programaram as atividades e os projetos que serão desenvolvidos na escola, alguns de forma interdisciplinar.

Dois importantes programas estarão em desenvolvimento na escola ao longo deste ano, são eles: Ensino Médio Inovador e Mais Educação. Ambos oferecem aos alunos oficinas diversificados no contra turno da aula. “Esse será o terceiro ano com o Ensino Médio Inovador e o primeiro com o Mais Educação. Queremos que os alunos se sintam estimulados com a educação em tempo integral, aumentando tanto seu tempo de estudo na escola, quanto o interesse por assuntos ligados à cultura, ciência e tecnologia. Buscamos proporcionar um amplo desenvolvimento humano, sem deixar de lado o currículo escolar”, destacou Manenti.

Entre as oficinas oferecidas pelo Mais Educação estão: futsal, judô, tênis de mesa, música – por meio da Fanfarra da escola, acompanhamento pedagógico e o grande destaque que são aulas de robótica. Já o ensino médio contará com aulas de laboratório diferenciadas, que são o caso da taxidermia – técnica para embalsamar animais, e o borboletário, onde os alunos apanham e classificam as diferentes espécies de borboletas existentes na região.

Outro diferencial da escola são as aulas de língua italiana. “Arroio Trinta é a Capital Catarinense da Cultura e 97% de seus habitantes são descendentes de italianos, como formar de preservar essa cultura, uma das matérias oferecidas pela grade curricular da escola é a Língua Italiana, além do Inglês”, explicou o diretor da escola.

Na Regional de Videira, além da EEB Governador Bornhausen outras sete escolas desenvolverão o projeto Mais Educação, são elas: EEB Esther Crema, EEB Inspetor Eurico Rauen, EEB Madre Terezinha Leoni, EEB Padre Bruno PoKolm, EEB 25 de Maio, EEB Anita Brasileira e EEB Anísio Rachedel. Já o Ensino Médio Inovador acontecerá na EEB Gorvernador Bornhause, EEB Professora Adelina Régis, EEB Cecília Vivan e EEB Gonçalves Dias. 

Josiane Ugolini
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Videira