Segundo informações do Setor de Vigilância Sanitária de Treze Tílias, existem várias armadilhas instaladas na cidade, para captura de insetos, onde posteriormente se faz análise da existência ou não do Mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue.
As armadilhas estão localizadas no perímetro urbano, onde poderão estar concentrados possíveis focos do mosquito.
Já no meio rural, é quase impossível detectar focos segundo a Vigilância.
O Ministério da Saúde recomenda para diminuir a proliferação do mosquito, é importante que a população, verifique o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros de mosquitos.
Também recomenda o Ministério da Saúde, a manutenção das vias limpas, limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias.
Alerta o Ministério, para os sintomas da Dengue que são: febre, dor de cabeça, dor nas articulações e no fundo dos olhos.
A recomendação do Ministério da Saúde, em ocorrendo os sintomas, procurar o serviço de saúde mais próximo e não se automedicar.
O Ministério da Saúde está financiando um estudo, que tem como finalidade, indicar as áreas e os públicos prioritários a serem imunizados contra a dengue.
O estudo integra as medidas prioritárias para a introdução da vacina no Brasil e conta com recursos de R$ 5,3 milhões.
A vacina brasileira contra a dengue, já está em fase de testes em humanos, é desenvolvida pelo Instituto Butantã, com o apoio do Ministério da Saúde. A pesquisa pelo Instituto Butantã iniciou no ano de 2006.
No Mundo estão sendo testadas 7 vacinas contra a dengue. O Ministério da Saúde tem feito investimentos no combate e prevenção a dengue.
Fonte: Rádio Tropical FM