A venda de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus caiu 0,91% em 2013, na comparação com o ano anterior, segundo balanço divulgado pela federação dos concessionários, a Fenabrave, nesta sexta-feira (3). Foram comercializados 3.767.254 veículos, contra 3.801.859 em 2012.
É a primeira queda desde 2003, quando houve baixa de 2,5%.
O resultado negativo interrompe uma sequência de recordes batidos nos últimos anos. A venda de carros, principal item no volume total, caiu 1,6%, a despeito de um ano inteiro com alíquota mais baixa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que voltou a subir na última quarta (1º) - veja ao lado como ficaram as alíquotas.
"Certa limitação de crédito para carros, forte limitação de crédito para motos e endividamento das famílias fizeram as vendas caírem", afirma Alarico Assumpção Jr., presidente executivo da Fenabrave.
A produção, por outro lado, registrou marca histórica ainda em novembro, conforme anunciou a associação das montadoras, a Anfavea.
Para 2014, a Fenabrave projeta uma ligeira alta de 0,29% para 2014, com 3.778.210 veículos emplacados, em caso de cenário econômico favorável. Caso a economia sofra sofra com inflação e câmbio instável, a entidade prevê queda de 3,24%, com 3.645.236 unidades.
Desempenho por segmento
Em 2013, foram emplacados 3.575.935 milhões
automóveis e comerciais leves contra 3,6 milhões em 2012.
O ano foi melhor para os caminhões, cuja venda teve alta de 13,02%, compensando um 2012 negativo em virtude da antecipação de compras das empresas para escapar da exigência de motores com menos emissão, que passou a valer naquele ano. Foram emplacadas 155.691 unidades.
As vendas de ônibus subiram 20,58% no ano passado,
com um total de 35.628 emplacamentos.
O segmento de motos, contado à parte, registrou nova queda, de 7,44%, na comparação com 2012, com a venda de 1.515.689 unidades.
Gol lidera, mas 2014 promete briga
O carro mais vendido no Brasil foi o Volkswagen Gol pelo 27º ano. Em 2013 foram emplacadas 255.057 unidades do modelo. A Fenabrave considera nessa conta tanto a geração atual (Novo Gol) quanto a anterior (G4), que deverá ser aposentada em 2014 por não cumprir a exigência de airbag e freios ABS, o que poderá fazer com que a briga pela liderança se torne mais acirrada.
O mesmo ocorre com o Fiat Uno, que encerrou o ano novamente como vice-líder nas vendas, com 184.362 unidades, considerando tanto o Novo Uno quanto o Mille, que sai de linha com a edição especial Grazie Mille.
Fonte: Rádio
Videira AM