Notícias do Novo Tílias News

Treze Tílias: Delegado revela que ex-secretária que se apossou de cartões do Bolsa Família será indiciada

Trinta cartões do programa do governo 
federal foram apreendidos na casa dela

A Polícia Federal aguarda informações complementares para dar continuidade às investigações e posterior conclusão do inquérito policial que apura a irregularidade na utilização de 30 cartões do programa Bolsa Família, do governo federal, apreendidos na casa da ex-secretária de Assistência Social de Treze Tílias. Os cartões foram apreendidos na casa da investigada em Joaçaba.

    Em entrevista a Rádio Catarinense, o delegado responsável pelo caso, Paulo Dequi Palma, ressalta que as informações dizem respeito aos beneficiários lesados e a culpabilidade da ex-secretária. “O inquérito policial ainda está em andamento e com a apreensão de diversos cartões em nome de pessoas que a gente não sabia que estava na pasta da investigada foi necessário solicitar para alguns órgãos públicos informações sobre a situação dos benefícios relativos a cada um dos cartões apreendidos e informações sobre as pessoas que seriam as titulares desses benefícios”, explica.

   Os cartões, sendo 21 do Bolsa Família, um do Bolsa Escola, um do Bolsa Alimentação e quatro do Cartão do Cidadão eram utilizados para saques irregulares. “Há poucos dias recebemos aqui informações parciais daquelas que nós solicitamos e estamos aguardando mais algumas informações, bem como maiores dados acerca das pessoas que constam nos cartões para dar o andamento na investigação, conversar com cada uma dessas pessoas para ver o que ela faz, o que estava acontecendo e finalizar essa investigação o mais rápido possível”, completa.

   O delegado considera prematuro adiantar o número de pessoas lesadas, bem como os valores sacados irregularmente pela ex-secretária. Porém, ele pontua que existem elementos para indiciamento da ex-secretária, uma vez que dos dois cartões monitorados e alvos da denúncia ela será indiciada, e conforme o delegado, provavelmente também seja indiciada pelos outros cartões encontrados em posse dela. Assim que for concluído o inquérito será encaminhado ao Ministério Público Federal que poderá apresentar denúncia à Justiça Federal em Joaçaba. Após a apreensão de 30 cartões do programa Bolsa-Família, do governo federal, pela Polícia Federal em Joaçaba na casa de uma ex-secretária de Assistência Social de Treze Tílias, a administração de Treze Tílias fez um pente-fino na lista dos beneficiários para saber se o benefício estava sendo concedido a famílias enquadradas nos critérios do programa.

    Na atualização dos cadastros do programa em Treze Tílias, pelo menos 60 cartões foram bloqueados pela administração, conforme o secretário de Desenvolvimento Social e Comunitário de Treze Tílias, José Carlos Toporoski. Ele disse que a apuração que culminou com a apreensão dos cartões teve ponto de partida denúncias de beneficiários que não estariam recebendo os valores. O secretário de Desenvolvimento Social e Comunitário de Treze Tílias adianta que o município aguarda a conclusão do inquérito pela Polícia Federal.

    Já o consultor jurídico da prefeitura de Treze Tílias, Leocir Antônio Carneiro, afirmou que assim que receber a conclusão inquérito da Polícia Federal a administração deverá entrar com ação judicial para cobrar os valores obtidos indevidamente pela ex-secretária de Assistência Social. Segundo a Polícia Federal, todos os documentos seriam de pessoas que não se enquadravam mais nos critérios do programa e, assim, deixariam de receber o valor mensal a que tinham direito. Porém, ela teria manipulado os dados fazendo com que a conta continuasse ativa. Em um dos cartões, que teve o uso irregular comprovado pelas investigações, a secretária retirou R$ 204 todos os meses, desde o início do ano. A ex-secretária não foi presa porque não houve flagrante. O nome dela não foi divulgado.


Fonte: Rádio Catarinense