Notícias do Novo Tílias News

Receita de serviços cresce 14,5% em comparação anual

A receita catarinense de serviços cresceu 14,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Seguindo a tendência de alta de quase todas as unidades da federação, Santa Catarina teve o segundo melhor resultado entre os Estados. No acumulado do ano, a receita nominal subiu para 11,4% e a variação acumulada em 12 meses fechou num aumento de 10,8%. Os dados são da pesquisa divulgada nesta quarta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos serviços prestados às famílias, a variação mensal foi de 4,1%; serviços de informação e comunicação, 15,5%; serviços profissionais, administrativos e complementares, 8,7%; nos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio houve aumento de 17,9% - o maior crescimento do país nesse quesito; e outros serviços, 13,9%.

Para a Federação de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), o bom resultado visto no mês de novembro para o setor de serviços no Estado, do qual se verificou uma das maiores taxas de crescimento do país, expressa a volta de certo poder de compra, com a desaceleração da inflação observada no mês de novembro, bem como a redução da taxa de desemprego, que continua propiciando aumentos de renda.

Serviços crescem em SC

A redução do desemprego propiciou que os serviços prestados às famílias puxassem o crescimento da renda dos serviços. Assim, os serviços - que não sofrem concorrência internacional e podem repassar o aumento dos custos internos para os preços finais - continuam crescendo. Em Santa Catarina, observou-se o maior resultado da série história para a variação da receita nominal acumulada em 12 meses.

Fonte: Rádio Videira AM